https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/DE2B9BCF-0034-46E0-A958-2173E7A7F177.jpeg

INVESTIMENTOS

Emanuel entrega ETE que beneficia 70 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto

Reconhecida pelo ranking Trata Brasil 2022 como a capital que mais investe em saneamento no país, Cuiabá acaba de ganhar uma importante estrutura de esgotamento sanitário. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lipa, referência em inovação tecnológica e sustentabilidade, foi inaugurada nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Emanuel Pinheiro, já está operando e atende, neste momento, 70 mil pessoas de 35 bairros.

Projetada para tratar 260 litros por segundo, a nova ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma unidade elevatória, utilizada para bombear o esgoto até a estação. Projetada em sistema compacto, a estação requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores.

“Nos últimos dias Cuiabá foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidade Resiliente. E não vamos parar por aí. Seguimos caminhando para consolidá-la como cidade sustentável e isso passa diretamente pela expansão dos serviços de esgotamento sanitário. Alcançamos a marca de 78% de cobertura e chegaremos, em 2024, a 91%”, declarou Emanuel Pinheiro.

Além disso, a ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética. A construção da estrutura de tratamento mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores. O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que os investimentos recebidos nessa área reposicionaram o município do Ranking Nacional do Saneamento Básico.

“Quem poderia imaginar, anos atrás, nossa capital como quem mais investe em água e esgoto? E é isso que o Trata Brasil 2022 oficializou: o primeiro lugar é nosso! Com muito trabalho, estamos mudando a história do saneamento cuiabano”, completou o prefeito.

A construção da nova estação e a instalação das tubulações de coleta são resultados do investimento de R$ 97 milhões. A ETE Lipa, atualmente, já pode tratar 11 milhões de litros por dia e traz relevantes avanços operacionais. “Adotamos uma tecnologia capaz de reduzir a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido que o modelo convencional”, destacou o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

O gestor da concessionária de saneamento reforçou também a importância da comunidade, agora, fazer a conexão aos novos coletores de esgoto. “Quando uma casa ou comércio é conectada à rede, o efluente percorre o caminho correto e todos ganham. A qualidade e disponibilidade de água para consumo humano aumentam e os indicadores de saúde melhoram. Priorizar o saneamento básico é uma escolha que impacta positivamente o presente e o futuro de uma cidade”, pontuou.

CONECTANDO

O procedimento de conexão permite que cada ligação consumidora de água tenha, efetivamente, a respectiva coleta e tratamento do esgoto. O procedimento é simples e rápido. Em caso de dúvidas, a comunidade pode fazer contato com a Águas Cuiabá (telefone 0800 646 6115) para receber orientações. Os materiais necessários são um cano PVC 100 mm com seis metros de comprimento, luva de PVC 100 mm, cola para PVC, serra tipo cegueta, lixa nº 100, areia e cimento.

A solenidade de inauguração também contou com a participação do vice-prefeito, José Roberto Stopa, dos secretários municipais de Obras Públicas, Rauf Macedo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, e de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Robertinho Fernandes.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *