https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/SOUTH.jpg

SOUTH SUMMIT

Governo busca atrair novos investidores em evento internacional

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Prefeitura de Porto Alegre/RS

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), Maurício Munhoz, participou, ao longo da semana, do South Summit Brazil, um dos maiores eventos mundiais de inovação e tecnologia, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com representantes da área e atrair novos investidores para Mato Grosso. O encontro, que encerra nesta sexta-feira (06.05), é realizado no Centro de Empreendedorismo e Inovação (IE University), no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS).

“É network puro. São três dias de relacionamento com representantes do mundo inteiro. Estamos falando de uma das maiores redes de conexão cientifica, inovadora e tecnológica do mundo, e Porto Alegre não foi escolhida por acaso para sediar esse turbilhão de inovações. Aqui [Porto Alegre] estão localizados mais de 15 parques tecnológicos reconhecidos internacionalmente e que obedecem a conceitos globais de prospecção, conexão e de aceleração de negócios. Eles se relacionam com o mundo, simplesmente reunidos em uma sala e conectados à rede. Isso é se adaptar às novas tendências mundiais”, pontua Maurício Munhoz.

A proposta do Governo do Estado é conhecer um novo perfil de relacionamento para aplicar nas ações que envolvem o Parque Tecnológico Mato Grosso. Muito além de um conglomerado de empresas e instituições, o conceito do empreendimento é avançar na interlocução entre os diferentes atores e suas demandas, em nível global. Entre as propostas do parque estão a atração de empresas ligadas à tecnologia, a formação profissional e a prospecção de agentes catalisadores de inovação.

Lançado oficialmente em 2018, o Parque Tecnológico teve a ordem de serviço para a construção assinada em 2020 pelo governador Mauro Mendes. A obra, estimada em R$ 8,7 milhões, está localizada no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, em uma área total de 16 hectares.

Segundo Maurício Munhoz, uma agenda com a presença do diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Rogério Pinto, será definida para os próximos dias em Cuiabá, quando serão discutidas novas perspectivas para atuação do Parque Tecnológico.

“Existe um simbolismo e a expectativa de muitos pela conclusão do parque, mas precisamos ‘sair da caixinha’. A ausência de um espaço físico não pode inviabilizar ou limitar a capacidade humana de se relacionar, e de se adaptar. O Parque Tecnológico precisa ter o conceito dos grandes centros de negócios, de uma bolsa de valores, enfim, o conceito precisa ultrapassar os limites da estrutura física”, frisa Munhoz.

Outros temas, como a implantação de espaços maker nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), o relançamento do Projeto Centelha desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e as possibilidades de aquisições governamentais facilitadas a partir do Marco Legal da Ciência e Tecnologia (C&T) também serão discutidos durante a agenda com o diretor do MCTI.

O evento

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema internacional, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. Com sede em Madrid, na Espanha, o South Summit Brasil é a primeira edição sulamericana realizada fora da Europa.

A edição brasileira espera reunir, até o final do evento nesta sexta-feira, mais de mil startups, 500 palestrantes e visitantes de mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos.

Atualmente, com mais de mil startups, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Também saiu de Porto Alegre o primeiro unicórnio brasileiro, vendido para o Banco Santander em 2014. Unicórnio é uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos. Entre alguns exemplos de empresas unicórnio brasileiras estão a Loggi, Nubank, 99, TFG e PagSeguro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de maio de 2022 às 15:02:06
  • 9 de maio de 2022 às 12:46:26