https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/FIGADO.png

ATENÇÃO

Brasil tem 47 casos suspeitos de hepatite infantil 

Thinkstock/VEJA/VEJA

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, 17, que monitora 47 casos suspeitos da hepatite fulminante de origem desconhecida em crianças. Até o momento, nenhuma notificação foi confirmada e quatro registros foram descartados. A doença, que tem sido investigada em países da Europa e nos Estados Unidos, pode ter relação com o subtipo 41 do adenovírus, mas a causa ainda não foi descoberta.

Até a última sexta-feira, 13, 29 casos eram investigados em oito estados. Agora, 11 estados monitoram episódios. São 14 em São Paulo, 7 em Minas Gerais, 6 no Rio de Janeiro, 4 em Mato Grosso do Sul,  4 no Rio Grande do Sul e 4 em Santa Catarina. As demais notificações foram feitas por Pernambuco (2), Paraná (2), Espírito Santo (1), Goiás (1) e Maranhão (1).

Para analisar os casos, a pasta instalou uma Sala de Situação que conta com a participação de especialistas do ministério e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Segundo o ministério, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh)  estão monitorando alterações do perfil epidemiológico e a detecção de casos suspeitos da doença. A orientação da pasta é que qualquer suspeita deve ser notificada imediatamente pelos profissionais de saúde.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *