https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-19-at-14.34.31.jpeg

VAI À SANÇÃO

PL de Russi proíbe troca de padrões de energia sem aviso prévio

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Intenção do Projeto de Lei é resguardar o direito à informação aos consumidores e evitar qualquer tipo de fraude. Medida pode punir empresa fornecedora, caso nova determinação não seja cumprida.

Vai à sanção governamental a proposta que proíbe a troca de medidores e padrões de energia (monofásico, bifásico ou trifásico), como de similares instalados pelas concessionárias prestadoras de serviços essenciais ao fornecimento de energia elétrica, sem a devida comunicação prévia ao consumidor. O Projeto de Lei é de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB) e foi aprovado pelos deputados estaduais na sessão plenária desta semana.

Conforme o PL, a intenção é resguardar o direito à informação aos consumidores e prevê a notificação ao cliente pelo menos 72 horas antes da execução do serviço, podendo a empresa fornecedora estar sujeita às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, assim como multas com valores dobrados, caso haja reincidência.

“Acredito que esse projeto de lei seja sancionado. Temos inúmeros consumidores reclamando das trocas, sem nenhum tipo de aviso e isso pode ser considerado um abuso. Com a nova medida, fraudes podem ser evitadas”, argumenta.

A proposta do deputado Max Russi está em conformidade com a Resolução nº 144, de 9 de setembro de 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida estabelece que o consumidor responsável pela unidade precisa ser previamente comunicado, por meio de correspondência específica, sobre a data e hora da substituição de medidores e padrões de energia, não obstante a concessionária de energia não vem cumprindo a normativa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de maio de 2022 às 19:37:42