https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/desmatamento.jpeg

DESMATAMENTO

Terras indígenas em MT estão entre as 10 mais ameaçadas

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Duas terras indígenas em Mato Grosso estão entre as dez mais ameaçadas pelo risco de desmatamento no primeiro semestre deste ano na Amazônia Legal. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), são as terras indígenas Batelão e Enawenê-Nawê do povo Kaiabi.

O levantamento integra o estudo Ameaça e Pressão de Desmatamento em áreas Protegidas. O relatório é feito com base em dados de alerta.Nessas terras vivem um total de 887 indígenas em uma área de mais de 850 mil hectares.

Segundo o estudo, a terra indígena Batelão, que fica entre os municípios de Juara e Tabaporã ocupa a sétima colocação no ranking e registrou seis áreas de ameaça.

Em nono lugar está a terra indígena Enawenê-Nawê, localizada entre os municípios de Juína e Sapezal. A área registrou também seis pontos de ameaça identificados.

De acordo com o Imazon, a ameaça é a medida do risco iminente de ocorrer desmatamento no interior de uma área de preservação e que se essas terras com desmatamento ao redor não forem protegidas, a devastação pode avançar sob os territórios.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de maio de 2022 às 20:31:26