https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/34123310505062022_fabrica03.jpg

MEIO AMBIENTE

Cervejaria incorpora sustentabilidade em ações rotineiras no sistema de produção

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Praticar a sustentabilidade de maneira rotineira. Essa mentalidade é o que motivou a Louvada a incluir no seu sistema de produção tecnologias e métodos que contribuam com a preservação do meio ambiente, ao passo em que alcance o desenvolvimento econômico. A produção de cerveja utilizando 100% de energia solar, uma fonte de energia limpa e renovável, é um exemplo dessas ações que são aplicadas no dia a dia.

Outras técnicas sustentáveis também incorporam o processo produtivo, como a reciclagem de embalagens. Somente em 2021, foram quase 100 toneladas de vidros reaproveitados. Além disso, as cervejas comercializadas para consumo in loco em eventos são servidas em copos biodegradáveis, que ao invés de demorarem quase 400 anos para se decompor, o fazem entre seis e doze meses.

“Os copos descartáveis que utilizamos nas vendas também são limpos ao meio ambiente e biodegradáveis. Eles possuem uma enzima que degrada o plástico em menos de um ano na natureza, um tempo bem menor que o plástico comum. “Sabemos que temos ainda muito a fazer, mas estamos 100% empenhados”, afirma Paulo Fortunato, sócio e diretor de produção da Louvada.

Outro ponto que tem sido trabalhado pela empresa desde 2015 é o reaproveitamento de parte dos resíduos sólidos utilizados para fabricação das bebidas. A Cervejaria Louvada, por exemplo, destina mensalmente 25 toneladas de malte que se tornam ração animal, além de 6 toneladas de lúpulo e levedura que são destinados mensalmente para a agricultura.

“A sustentabilidade é um dos nossos pilares. Nossas atividades fabris, por exemplo, são sempre executadas com o cuidado de minimizar os impactos ambientais, com mínima utilização de água, energia e sem desperdício de insumos, pontua Paulo Fortunato. Outro ponto trabalhado pela cervejaria é o saneamento básico, tendo em vista que toda sua rede de esgoto é tratada e recebeu um alto investimento

A cervejaria possui ainda o selo sustentável “Eu Reciclo”, que certifica o compromisso com a sustentabilidade e conservação do planeta. Essa conquista comprova que a Louvada de fato pratica a compensação ambiental, através da logística reversa, destinando recursos para operações das cooperativas de reciclagem e retirando do meio ambiente a quantidade equivalente de material utilizado na produção.

LOUVADA

Além de Cuiabá, a Louvada possui fábrica também em Porto Velho, Rondônia. Em Goiânia (Goiás), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Manaus (Amazonas), Rio Branco (Acre) e Jataí (Goiás), a marca possui ainda os chamados “taproom”. Bares com atendimento em balcões, onde o cliente pode provar as cervejas diretamente das torneiras.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *