https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/WhatsApp-Image-2022-06-07-at-08.28.22.jpeg

EM SINTONIA

Thiago: “Sou filho do movimento comunitário e aprendi fazer política com as comunidades”

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Thiago Silva (MDB), reconheceu o trabalho desenvolvido de aproximadamente 120 líderes que contribuem com o movimento comunitário em Mato Grosso.

Essa iniciativa atende a Moção de Aplausos de nº 619/2021 do parlamentar que concedeu as honrarias, na última quinta-feira (2), em sessão solene, na sede da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), em Cuiabá, onde reuniu cerca de 200 pessoas, entre representantes de bairros, autoridades políticas e convidados.

“Fui presidente de quatro bairros em Rondonópolis. Desde pequeno acompanhei o meu pai Joaquim que foi presidente da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (Uramb) nos bairros, conversando com as pessoas e aprendendo a trabalhar políticas públicas com as comunidades de base popular”, frisou o parlamentar.

Solenidade

A data para a entrega das honrarias foi de encontro ao Dia do Líder Comunitário no estado de Mato Grosso, em que foi sancionada pelo Poder Executivo Estadual, em novembro de 2009. “Nesta noite especial, pudemos homenagear os pioneiros do movimento comunitário e pessoas que de alguma forma auxiliaram no trabalho dessas lideranças, sendo um dia que se comemora o dia do líder comunitário a nível estadual. Eu que sempre falo, sou filho do movimento comunitário, aprendi a fazer política ao representar as comunidades”, destacou Silva.

Ele salienta que essa experiência comunitária, faz com que sempre promova pautas importantes em sua atuação parlamentar em prol das comunidades e lideranças devido terem um papel fundamental para melhorias no meio social. “As pessoas querem mais qualidade de vida. As demandas nunca acabam. Os líderes lutam muito, com um trabalho árduo no dia-a-dia para identificar as principais necessidades da população. Independente da reivindicação, sempre estão nas Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa em busca de atender as comunidades”, explica.

Homenagem

Um dos homenageados pelo deputado foi o presidente da União Coxipoense de Moradores de Bairros (Ucam), José Maurício Pereira, que há 33 anos atua no movimento comunitário, em Cuiabá. “Continuamos na luta também pela habitação. Tendo em vista que este ano foi muito pouco construído casas populares. Mesmo assim, continuamos lutando pela saúde, educação e o bem-estar social e, também, do trabalho coletivo que é para melhorar a questão da criança, adolescente e idoso”, frisa.

Já o presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, desde 1979 contribui com melhorias nas comunidades ao representar vários bairros, em todo Mato Grosso. ‘Nessa minha experiência, notamos a necessidade de infraestrutura que é uma das principais reivindicações dos moradores. Tanto que já discutimos a regularização fundiária e orçamentos participativos. Já tivemos um importante avanço social conquistado no nosso Estado e em nosso país”, conta.

Na oportunidade, Arruda concedeu o Título de Excelência Comunitária ao Thiago Silva pelos relevantes serviços prestados em favor da valorização do trabalho do movimento comunitário no âmbito de Mato Grosso.

Além de Cuiabá, também foram homenageados líderes comunitários de Rondonópolis, Barra do Garças, Primavera do Leste, Campo Verde, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Nobres, Nova Mutum, Barão de Melgaço, Rosário do Oeste, Nova Olímpia, Poxoréu, entre outras cidades.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de junho de 2022 às 18:47:56
  • 7 de junho de 2022 às 12:45:55