https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/desmatamento-amazonia.png

APONTA INPE

Amazônia Legal tem 900 km² sob alerta de desmatamento em maio

Marcos Vergueiro/Secom

A Amazônia Legal teve 900 km² de área sob alerta de desmatamento em maio, aponta o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O número, divulgado nesta sexta-feira (16/6), é o segundo maior para o mês desde 2016 e só fica atrás de 2021.

Os dados mostram queda de 35,2% na área sob alerta de desmatamento na Amazônia em maio de 2022 na comparação com o mesmo mês de 2021.

Amazonas foi o estado que mais desmatou, com quase um terço do total nacional. O ranking é composto ainda pelo Pará, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Roraima e Tocantins.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal. O sistema não é o dado oficial de desmatamento, mas indica onde o problema está acontecendo.

No mês passado, o Amazonas ultrapassou o Pará – geralmente o campeão em desmatamento – em área sob alerta de desmate na Amazônia Legal. Foram 298 km² do território amazonense com alertas, quase um terço do total para o mês, contra 272 km² em solo paraense.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de junho de 2022 às 19:43:47