https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/WhatsApp-Image-2022-06-14-at-09.11.34-1.jpeg

ELAS NO CAMPO

Suzana Pires fala sobre empoderamento feminino em Cuiabá

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Divulgação

A atriz e empresária Suzana Pires, na palestra “Dona de Si”, elenca aspectos importantes para que o protagonismo feminino seja com propósito e bons resultados.

Ela aponta diversas situações que fazem parte dos desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios, e mostrar como em sua carreira como atriz, autora de novelas e empreendedora encontrou respostas para suas dúvidas e desafios. A palestra fez parte do Encontro Elas no Campo 2022.

“Quando cheguei nesse lugar (atriz e autora), vivi intensamente, mas a liderança e o poder não foram confortáveis, porque cada decisão que eu tomava era revisada três vezes por outras pessoas”, relata.

Autora da novela Sol Nascente, da Rede Globo, em 2006, que foi campeã de merchandising à época. Suzana conta que chegou a pensar que os questionamentos que faziam ao seu trabalho era uma questão pessoal. “Mas eu percebi que é algo que fazem com todas nós mulheres. Não somos vítimas, mas precisamos neutralizar as ‘dúvidas’ que criam sobre nosso trabalho, e para fazer isso temos que tomar consciência dessas questões”.

A palestrante afirma que as mulheres que ocupam espaços de liderança, gestão e governança precisam sempre renovar “suas forças” em oportunidades como a gerada pelo encontro Elas no Campo e, com isso, cultivar a “semente do ‘dona de si’, que existe em cada mulher. “O importante é se perguntar como você está regando essa semente? Não se pode entregar esse regador a ninguém”.

Suzana reforça que existem fases para a construção do “Dona de Si”. A primeira consiste na construção da resistência. “O primeiro passo para construção é por meio do estudo. Isso é o diferencial em qualquer negócio”. Em seguida, precisa “experimentar”, porque só dessa forma é que se começa a errar e aprender com os erros.

A terceira parte da autoconstrução é “agir com consciência”, por meio da percepção dos erros, análise dos processos e redirecionamento do negócio. A quarta fase é a emoção, que segundo a palestrante, é quando o negócio começa a fazer sucesso. “É importante entender que a liderança não acontece só quando está no topo, mas sim desde o momento que se começa o negócio”.

A quinta dica é “honrar as conquistas”. “É ser dona da experiência inteira, não só do que foi bom”. Suzana ainda aponta uma segunda etapa, que é se “provar empreendendo” e também perceber se está pronta para o sucesso.

“Você pode ter o negócio que for, mas você é o seu próprio negócio. E isso significa que você é a responsável pela sua saúde, suas emoções, sua independência”, pontua.

Encontro Elas no Campo

Susana Pires encerrou a segunda edição do Encontro Elas no Campo, realizado sexta-feira (10), em Cuiabá, e que reuniu cerca de 600 mulheres ligadas ao agronegócio.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de junho de 2022 às 18:11:05
  • 14 de junho de 2022 às 18:10:27