https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/GUERRA-UCRANIA.png

COMUNICADO

Cidade de Severodonetsk está sob ocupação russa após meses de combates

Sergei Malgavko/TASS/Getty Images

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, está “completamente sob ocupação russa”, segundo comunicado de uma autoridade militar da cidade neste sábado (25), após meses de combates exaustivos e sangrentos.

“Os [russos] nomearam um comandante. Mas a cidade está tão destruída que será difícil para as pessoas lidarem com essa situação”, afirmou Oleksandr Striuk, chefe da administração militar.

Autoridades militares regionais disseram na sexta-feira que as últimas tropas em Severodonetsk receberam ordens para sair, pois era impossível continuar defendendo suas posições. Isso efetivamente cedeu a cidade à Rússia e colocou a região de Luhansk quase totalmente sob controle russo.

Severodonetsk foi um dos últimos grandes redutos ucranianos na área. Serhiy Hayday, um alto comandante militar no leste do país, disse que os militares tomaram a decisão de evacuar “porque o número de mortos em territórios não fortificados pode crescer a cada dia”.

“Atualmente, não há possibilidade de sair da cidade, as pessoas podem tentar sair apenas na direção do território ocupado. Vamos facilitar a evacuação, mas até agora não há essa oportunidade”, disse Striuk.

Várias centenas de civis se abrigaram na fábrica de produtos químicos Azot e rejeitaram os pedidos para sair. Mais cedo neste sábado, Hayday disse que as forças russas ainda estavam bombardeando a usina.

“Os civis estão deixando o território da fábrica de Azot. As pessoas passaram quase 3 meses em porões, abrigos. No momento, eles precisam de ajuda física e psicológica”, acrescentou Striuk.

Avalanche de ataques de mísseis

A Ucrânia foi atingida por uma avalanche de ataques de mísseis, com relatos oficiais estimando que a Rússia disparou mais de 40 mísseis contra alvos no país nas últimas 24 horas.

O Estado-Maior do Exército ucraniano disse que houve mais bombardeios ao redor de Kharkiv, e os russos tentaram lançar também um ataque perto do assentamento de Uda, mas “foram decisivamente reprimidos por nossos soldados”.

Ao norte de Sloviansk, os militares ucranianos relataram batalhas contínuas em áreas que estão na linha de frente há meses. Os russos usaram artilharia e ataques aéreos contra posições ucranianas a cerca de 20 quilômetros ao norte da cidade.

Na frente sul, os militares ucranianos relataram que um ataque russo para recuperar o terreno anteriormente perdido em Kherson havia sido repelido. As forças ucranianas estão avançando em Kherson, região de Mykolaiv, “com sucesso limitado”.

O prefeito da cidade de Mykolaiv, Oleksandr Sienkevyck, relatou explosões durante a noite. Na sexta-feira (24), ele pediu que “todos os que quiserem permanecer vivos deixem a cidade” e disse que estava sendo “desarmado todos os dias”, com 111 pessoas mortas até agora.

Explosões também foram relatadas pela administração militar regional em Zhytomyr, no centro da Ucrânia, matando um soldado e ferindo outro, embora o prefeito da cidade tenha dito que Zhytomyr em si “não foi atingida”.

O chefe da administração militar disse que “cerca de 10 mísseis” foram derrubados por defensores ucranianos. Autoridades regionais em Lviv, no oeste da Ucrânia, também relataram ataques com mísseis contra instalações militares.

Ofensiva continua no leste da Ucrânia

Dois funcionários dos EUA com conhecimento direto das avaliações de inteligência do país disseram à CNN que as forças russas estavam ganhando vantagem no leste da Ucrânia, pois aprenderam com os erros cometidos durante os estágios iniciais de sua invasão do país, incluindo melhor coordenação de ataques aéreos e terrestres, bem como melhorias para logística e linhas de abastecimento.

Enquanto isso, as tropas ucranianas na cidade oriental de Lysychansk estão sob crescente pressão das forças russas que tomaram território ao sul da cidade. Hayday disse que as forças russas tentaram entrar em Lysychansk pelo sul e cercar a cidade, além de um ataque aéreo na cidade.

O Estado-Maior do Exército ucraniano declarou que os esforços russos para cortar a rota principal de Bakhmut a Lysychansk continuam. Segundo o comunicado, soldados ucranianos pararam o avanço da infantaria russa perto de Volodymyrivka, que fica a 5 quilômetros da rodovia.

No entanto, o Estado-Maior reconheceu que os russos avançaram 1 quilômetro ao se aproximarem de Bakhmut.

O objetivo russo parece ser cortar as forças ucranianas das regiões de Luhansk e Donetsk. Se capturarem Bakhmut, poderão impedir a maioria dos esforços de reabastecimento aos defensores ucranianos em Lysychansk e nos distritos vizinhos.

Ucrânia diz que ataques foram lançados do espaço aéreo da Bielorrússia

Enquanto as autoridades ucranianas avaliavam os danos de dezenas de ataques com mísseis durante a noite, a Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa disse que muitos dos mísseis foram disparados do espaço aéreo da Bielorrússia.

A Direção disse que “os ataques com mísseis do território da Bielorrússia são uma provocação em larga escala da Federação Russa para envolver ainda mais a Bielorrússia na guerra contra a Ucrânia”.

O comunicado dizia que “bombardeiros russos atingiram diretamente o território da Bielorrússia. Seis aeronaves Tu-22M3 estavam envolvidas, que lançaram 12 mísseis de cruzeiro Kh-22”.

A Diretoria reforçou que os mísseis foram lançados do espaço aéreo acima do distrito de Petrikov, no sul da Bielorrússia. “Depois de lançar os mísseis, eles retornaram ao aeródromo de Shaikovka, na Rússia. O ataque foi lançado nas regiões de Kyiv, Chernihiv e Sumy.”

“Este é o primeiro caso de um ataque aéreo à Ucrânia diretamente do território da Bielorrússia”, disse o Diretório. A CNN não pode confirmar essa alegação.

O comando da força aérea da Ucrânia ressaltou as declarações do Ministério da Defesa, dizendo em sua página no Facebook que “mais de cinquenta mísseis de vários tipos foram disparados: aéreos, marítimos e terrestres”.

Não houve nenhuma palavra do governo da Bielorrússia sobre o suposto uso de seu espaço aéreo para os últimos ataques contra a Ucrânia.

Ucrânia nega alegação russa de ataque a ‘mercenários’ poloneses

Um míssil russo atingiu a cidade de Kostiantynivka em Donetsk neste sábado (25), segundo autoridades locais e o Ministério da Defesa da Rússia.

Mas as versões dos dois lados sobre o alvo diferem. Oleksii Roslov, chefe da administração civil militar de Kostiantynivka, disse que um “objeto de infraestrutura crítica foi atingido”, afetando o fornecimento de gás e matando uma pessoa.

O Ministério da Defesa russo publicou um pequeno vídeo do ataque com mísseis, dizendo que tinha como alvo mercenários poloneses na fábrica da Megatex em Kostiantynivka, e matou até 80 deles, além de lançadores de foguetes.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, tenente-general Igor Konashenkov, disse que “o inimigo continua a sofrer perdas significativas. Até 80 mercenários poloneses, 20 veículos de combate blindados e oito sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Grad foram destruídos como resultado de ataques com armas de alta precisão das Forças Aeroespaciais Russas nos edifícios da fábrica de zinco Megatex.”

Oleksii  Roslov negou a alegação. “Não havia militares lá. Muitas pessoas estavam lá depois do ataque, todos podem confirmar que não havia militares”, disse Roslov à CNN.

Cerca de 45.000 pessoas permanecem na cidade, que fica a alguma distância das linhas de frente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de junho de 2022 às 14:26:41
  • 27 de junho de 2022 às 14:22:19