https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/WhatsApp-Image-2022-07-05-at-11.00.58.jpeg

MODERNIZAÇÃO

Pinheiro realiza o lançamento do Alvará Automático de Obras

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Leonardo Mauro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), realiza na terça-feira (5), às 9h, o lançamento oficial do Processo de Alvará Automático de Obras. A solenidade será realizada nas dependências da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).

A ferramenta pertence à revolução digital que vem sendo promovida pela gestão Emanuel Pinheiro na máquina pública, contemplando diversas esferas que compõem a administração municipal. O instrumento beneficia variadas categorias do ramo da construção civil, como por exemplo, engenheiros, arquitetos, bem como seus respectivos técnicos, por meio da promoção da agilidade dos processos e fomento do capital produtivo, angariando, consequentemente, retornos econômicos e sociais positivos para a Capital, responsável por alavancar o setor de negócios imobiliários, especialmente no que tange ao levantamento das edificações.

A plataforma é disponibilizada a três tipos de empreendimentos. São eles: a construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500m² e a residencial multifamiliar com até cinco (05) unidades autônomas.

Após a apresentação das documentações exigidas e preenchimento correto dos dados, a plataforma digital da SMADESS, integrada com o Sistema GAT da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), emitirá a licença de permissão para o início da obra em até 24 horas após a compensação dos encargos, conforme as disposições contidas nas leis complementares nº 412/2016 e 478/2020.

O documento é emitido já com um código QR Code, que servirá como base de verificação das informações prestadas aos agentes fiscalizadores ligados à Secretaria de Ordem Pública (SORP).

Importante destacar que tal praticidade exigirá dos profissionais o pleno conhecimento das legislações, em especial das normativas sobre o Alvará Automático de Obras, Uso e Ocupação do Solo e o Código de Obras e Edificações do município. Em seguida, o pedido seguirá para o processo de validação documental, atividade esta, desenvolvida pela equipe de analistas da Secretaria de Meio Ambiente. Por fim, após a certificação de quaisquer intercorrências, é concedida a aprovação do projeto arquitetônico e posteriormente, a expedição do alvará definitivo.

No rito tradicional, as práticas exigiam o tempo mínimo de um mês para serem consolidadas. Entretanto, agora com a unificação da tecnologia, o tempo de espera foi reduzido drasticamente. Após a conclusão da obra, o proprietário dará entrada ao ato administrativo denominado Habite-se, uma resposta segura e eficaz do setor de aprovação de projetos aos cidadãos que desejam investir na cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que a iniciativa acarretará em ganhos econômicos e também ganhos sociais, contribuindo para o fomento do mercado imobiliário e geração de emprego e renda. “Uma nova ferramenta de trabalho que vai facilitar e muito a vida dos nossos profissionais, arquitetos , engenheiros e técnicos das áreas afins, e de todos aqueles que desejam investir em Cuiabá. Vamos estar disponíveis para tirar dúvidas, prestando todo o suporte necessário à população”, finaliza o gestor.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 5 de julho de 2022 às 21:08:22