https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Ações-de-combate-ao-mosquito-da-dengue.jpg

PERÍODO DE SECA

Mato Grosso tem 90 municípios com risco alto para dengue

Assessoria SES-MT

Mesmo no período de seca, Mato Grosso tem 90 municípios classificados como risco alto para dengue. O Centro-Oeste lidera o ranking de incidência da doença e em todo país, mais de 500 pessoas morrem por causa da dengue este ano.

Mato Grosso registrou 10.806 casos de dengue em 2021 e um total de 27.986 este ano, aumento de 159%. Em relação as mortes confirmadas, o aumento foi de 85%. Foram sete mortes no período de janeiro a junho do ano passado e este já foram registradas 13 óbitos.

Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, é um dos municípios do estado na lista de maior risco para dengue. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, de janeiro a junho de 2021 foram registrados 79 casos de dengue, no mesmo período deste ano foram 813 casos, um aumento de 929%.

Prevenção

A recomendação dos serviços de saíde é o de usar apenas dez minutos semanais para se proteger do Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das casas.

Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *