https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/d0edbc0979e97f433e7d08503e831183.jpg

LIMPEZA URBANA

Vice-prefeito Stopa comemora implantação da coleta seletiva

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Com forte ligação às causas ambientais, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, comemorou o início da implantação do programa de coleta seletiva na Capital. Em ato simbólico que marcou o lançamento da iniciativa, realizado nesta quarta-feira (06), Stopa apontou que, desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro tem colocado em prática projetos que fortalecem as ações de serviços urbanos na Capital.

“Somos a gestão que mais investiu em melhorias para a limpeza urbana de Cuiabá. E vamos continuar avançando sempre, pois fazemos parte de uma gestão, de um grupo, que pensa Cuiabá diferente. Uma gestão consegue enxergar as possibilidades e trabalhar para concretizar cada uma delas, fazendo Cuiabá uma cidade mais humana, mais digna, e com respeito à população”, comentou Stopa.

O vice-prefeito elencou um conjunto de ações que foi empregado nos últimos anos e que, por meio de um trabalho planejado, tem ajudado a transformar Cuiabá em uma cidade mais bem cuidada e sustentável. Em seu discurso, Stopa destacou, por exemplo, a inédita implantação da Balsa Ecológica, que faz a coleta de lixo fluvial no Rio Cuiabá, e do programa Cata-treco, que possibilita ao cidadão fazer o descarte de uma diversidade de materiais inservíveis.

A gestão Emanuel Pinheiro também foi a responsável por melhorar o serviço de coleta de lixo domiciliar, com a renovação total da frota de caminhões, instalou três lixeiras subterrâneas no Centro Histórico, e ampliou o atendimento do Mutirão da Limpeza. Outras importantes atividades nesta área são a criação de 21 pontos de coleta de vidro, a entrega de novos veículos para transporte dos trabalhadores, e o lançamento do concurso público da Limpurb.

“Ao implementar esse conjunto de ações, a Limpurb está ajudando a transformar Cuiabá em uma nova cidade. E esse processo de mudança, de modernização com sustentabilidade, já está em andamento na nossa gestão. Temos a certeza que, em 2024, Cuiabá será muito melhor do que é atualmente, assim como hoje ela está melhor do que há cinco anos, quando nossa gestão assumiu a administração da Prefeitura”, disse.

COLETA SELETIVA

Coordenado pela empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a efetivação da coleta seletiva está dividida em três fases e todas elas executadas em parceria com cooperativas de reciclagem cadastradas na Prefeitura de Cuiabá. A primeira está valendo desde esta quarta-feira (06), a partir da entrega de quatro caminhões e novas equipes que irão fortalecer a atuação nas rotas já atendidas pelas cooperativas.

A segunda fase desse programa está prevista para começar no mês de agosto, com a criação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para descarte correto de lixo. Já o último estágio deve ser colocado em prática ainda neste ano e consiste na ampliação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.

“No momento em que também concretizar os ecopontos, podem ter a certeza que Cuiabá ganha mais um diferencial. Hoje, infelizmente, o cidadão ainda adota a prática de descartar seu lixo irregularmente às margens do rio, de córregos, de vias ou em terrenos baldios e áreas verdes. Agora, quando o poder público dá a oportunidade de depositar corretamente seus resíduos, ele não tem mais nenhuma desculpa para continuar fazendo o errado”, avaliou Stopa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *