https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/fd317eee8f119f1af9ca2a7a93485675.jpg

BALANÇO

Novos pontos de testagem para Covid apresentam boa adesão

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

A primeira semana de funcionamento dos novos pontos de testagem, que começaram a atender na última terça-feira (05), teve uma boa adesão da população. Foram realizados, somente nos quatro locais, 1.310 testes, de terça-feira (05) a sexta-feira (08). As unidades que estão atendendo temporariamente com esta finalidade são o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológica do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III.

No CEO Dom Aquino foram 294 testes, no CEO Osmar Cabral foram 343 pessoas testadas, na Clínica Odontológica do CPA III foram 238 testes e na Clínica do Jd. Leblon foram 435.

As unidades de atendimento odontológicos foram adaptadas temporariamente para a testagem rápida de Covid-19. Os próprios dentistas realizam o teste e os casos positivos ou sintomáticos passam por um médico na unidade, que faz a prescrição de medicação e orientações quanto aos cuidados que devem ser tomados.

“Cada uma dessas unidades tem capacidade para realizar cerca de 120 testes por dia, o que representa 2.400 por semana. Levando-se em conta que começamos na terça-feira, podemos afirmar que tivemos um bom público, pois foram 1.310 pessoas que deixaram de procurar as demais unidades básicas, UPAs e Policlínicas para fazer o teste. A nossa intenção com esses locais exclusivos de testagem é justamente ajudar a desafogar as unidades de saúde que continuam com o atendimento de rotina normalmente”, explicou Marcel Lemos, coordenador técnico de Atenção Básica.

Devem fazer o teste pessoas com sintomas gripais, como garganta arranhando, febre, coriza, rouquidão, dor de cabeça, dores no corpo, ou pessoas que tiveram contato direto com alguém que positivou. Importante ressaltar que, caso o resultado seja positivo, não é necessário fazer o reteste após o período de isolamento estipulado pelo médico.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de julho de 2022 às 14:17:54