https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/c6a8f4d351cf936c714b7648ce2a9806.jpg

INCENTIVO

Apoiados pela Prefeitura de Cuiabá, Goalball conquistam troféus

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Mais dois títulos foram obtidos pelos times da Associação Mato-grossense de Cegos (AMC-MT) e Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso (Icemat-MT) pelo Campeonato Regional Centro-Norte 2022, realizado no último fim de semana, em Campo Grande (MS), na categoria ‘Goalball’, técnica voltada para atletas com deficiência visual.

A equipe feminina da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC) e o time masculino do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat) foram os vencedores da edição.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria adjunta da Pessoa com Deficiência, ligada a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem acompanhado os times de Goalball e parabenizam os ganhadores pelos títulos alcançados.

“É gratificante ver que, independentemente da deficiência visual, a equipe treina e luta para sempre alcançar bons resultados nos campeonatos que participa. Vale lembrar que a Associação Mato-grossense dos Cegos é referência para outros Estados. Ficamos muito felizes por mais essa vitória”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

A equipe da AMC venceu o time do Centro de Treinamento de Educação Física Especial, do Distrito Federal (Cetef-DF), por 14 a 5. Doracil de Oliveira foi uma das atletas destaque dessa edição.

Segundo ela, o resultado foi obtido em razão ao esforço contínuo e o cuidado do treinador com a equipe. “É muito significativo a gente ganhar mais um título. Muita garra, muita dedicação e muito esforço. Buscamos demonstrar o que treinamos com bastante afinco”, ressaltou.

Quem também fez bonito na etapa regional do Centro-Norte 2022, foi o time masculino do Instituto dos Cegos. Os jovens atletas conquistaram o primeiro título da equipe em campeonatos regionais. “É o primeiro título de campeão em âmbito regional. É maravilhoso poder vivenciar esse momento. Posso descrever em uma palavra, gratidão”, comemorou o pivô Max Diego Rosário do Nascimento, do Icemat.

O ‘Goalball’ em Mato Grosso é uma das modalidades mais tradicionais entre os atletas com deficiência visual. O esporte adaptado é essencial na vida das pessoas com algum tipo de deficiência. “É uma grande ferramenta de inclusão social. Temos que ter um olhar muito bem direcionado para ofertar ações de vivência e de cidadania. Agradecemos o apoio sempre dispensado pela Prefeitura de Cuiabá”, agradeceu Altemir Trape.

“Me sinto honrado em estar à frente da pasta da administração municipal voltada à pessoa com deficiência. Mesmo diante das dificuldades não desistiram e agora estão colhendo os louros. Esses exemplos devem servir de incentivo para às pessoas com deficiência visual, que é impossível praticar algum tipo de esporte. Eles provaram que é possível e vale a pena”, finalizou Rubinho.

*Com informações da assessoria da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais- CBDV.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de julho de 2022 às 13:54:18