https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/d84a5c33abcad05fab838d57719de3c0.jpg

PLANO DE AÇÃO

Meio Ambiente firma cooperação com a UFMT de manejo de capivaras

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), celebrou, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um termo de cooperação de manejo de capivaras, centralizadas na zona urbana, especificamente nos parques das Águas e Tia Nair, no município.

Dentre as medidas contidas no plano de ação, está a implantação de grades nos equipamentos públicos; projeto de redução de conflitos; elaboração de relatórios técnicos; enumeração de locais de maior risco de colisão entre os animais e os veículos no perímetro urbano, a fim de evitar atropelamentos e mortes; estudo populacional composto por dados fundamentais como o número de grupos, área de alimentação, deslocamentos, bem como de descanso, entre outras.

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que a iniciativa irá contribuir para preservação da espécie. “Presenciamos constantemente acidentes e óbitos desses animais na cidade. Com esse enfoque, criamos uma parceria com a UFMT, para adotar providências cabíveis e contribuir no campo educacional de pesquisas também”, disse o gestor.

O acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado. Durante a vigência, as partes deverá garantir a preservação integral da área, garantindo acesso e estabilidade das áreas utilizadas em experimentos nesse período, inclusive com as diligências básicas de prevenção, com base às normas da lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 25 de julho de 2022 às 15:07:40