https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/910e726a3c0d564a44bfd2acb21be4b3.jpg

ESPERANÇA

Capital volta a realizar captação de córneas para transplante

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Após pouco mais de 2 anos sem realizar o procedimento, devido à pandemia de Covid-19, o Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – HPSMC recomeçou os trabalhos de captação de córneas para doação. Desde 2019 o procedimento não era realizado pela rede municipal.

Neste ano o HPSMC realizou duas captações. A primeira doação aconteceu no dia 7 de junho, por meio de um doador de 61 anos e a segunda foi feita em 19 de julho, por meio de doador de 68 anos, do sexo masculino. “Após abordagem dos familiares pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, os familiares foram favoráveis às doações, no total 04 córneas entre junho e julho de 2022”, revelou Catarina Célia, Enfermeira da CIHDOTT.

Catarina explicou o que acontece com as córneas doadas após a captação. “Quando uma córnea é doada, são realizadas todas as avaliações laboratoriais e sorológicas. Se tudo der negativo, a Central Estadual disponibiliza para as equipes transplantadoras. Essas equipes são responsáveis pela realização do transplante.”

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HPSMC é formada pelo Dr.  Washigton Miguel P. Mansor, médico capacitado em diagnóstico de Morte Encefálica e pelas enfermeiras Catarina Célia Amorim, Eliana Valéria Brandini, Souzenil J. Souza e Janaina S. Pinheiro, que são capacitadas para busca ativa dos pacientes em suspeita ou caso confirmado de morte encefálica.

A retomada das captações de córneas é fruto do trabalho executado pela nova gestão do HPSMC, por meio do diretor superintendente Guilherme Salomão e do coordenador administrativo Paulo Ponce. “É de suma importância que todas as pessoas falem com seus familiares e responsáveis legais sobre doação de órgãos, pois são as pessoas que legalmente terão autorização para a doação de órgãos e tecidos para transplante quando houver o falecimento”, comentou o diretor do PS.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de julho de 2022 às 12:49:12