https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/DESEMBARGADORA.png

VOTAÇÃO UNÂNIME

TJMT elege Maria Aparecida Fago como nova desembargadora

TJMT/Cedida

A juíza Maria Aparecida Ferreira Fago foi eleita, por unanimidade, como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (MT). A escolha foi realizada durante sessão extraordinária nesta quinta-feira (28). Cinco magistradados que integram a 1ª quinta parte da lista de antiguidade – critério adotado no pleito – se inscreveram para a vaga.

Fago ocupará a vaga deixada pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza, que se aposentou. Com ela, o TJMT passa a contar com dez desembargadoras, que representam um terço dos 30 magistrados.

“É como se fosse uma coroação da minha carreira. Já trabalhamos muito e ainda temos muito a trabalhar na Segunda Instância. Quero fazer o melhor trabalho possível. As pessoas costumam falar que vão para somar e eu prefiro dizer que quero multiplicar”, disse.

A desembargadora vê sua eleição como exemplo para outras mulheres. “Acredito que as mulheres vão conquistando seu espaço e cada uma tem o seu caminho. Acho que as demais mulheres podem se sentir prestigiadas ao verem uma mulher ascendendo na carreira como a que tive”, completou.

Além de antiguidade, a eleição pode ser baseada também por merecimento, mas, conforme o Regimento Interno do Tribunal de Justiça, os critérios devem ser alternados a cada escolha.

Carreira

Integrante da Academia Mato-Grossense de Magistrados desde a sua fundação, Maria Aparecida Ferreira Fago tem 66 anos e ingressou na magistratura há 30 anos. Atualmente titular na 12ª Vara Criminal de Cuiabá e designada para o Segundo Juizado Especial Cível de Cuiabá, a magistrada já passou pelas comarcas de Alto Garças, Jaciara, Rondonópolis e Cuiabá.

Entre janeiro de 1989 e maio de 1989, foi coordenadora administrativa do Fórum da Comarca de Várzea Grande (MT). Atuou também como diretora do Foro da Comarca de Cuiabá entre abril de 2007 e março de 2009 e de março de 2010 a fevereiro 2011.

A magistrada é graduada em Letras e Direito. A primeira aprovação em concurso público foi para o cargo de professora de Língua Portuguesa, na rede estadual de São Paulo, em 1980.

Foi aprovada para o cargo de juíza substituta no Judiciário de Mato Grosso, em 1991, assumindo no ano seguinte. Até o dia de sua posse, atuou na assessoria jurídica do desembargador Athaide Monteiro da Silva.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *