https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JUSTICA.png

ELEIÇÕES 2022

Judiciário retoma no 2º semestre com julgamento sobre improbidade

Metrópoles

Depois do recesso, o Poder Judiciário retoma os trabalhos na próxima segunda-feira (1º). No Supremo, o presidente Luiz Fux deve fazer um discurso de abertura do semestre, que terá eleições e a despedida dele da presidência, em setembro.

Já no dia 3, a Corte julga três ações que questionam mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O julgamento atende a um pedido feito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes da Casa.

Entre 12 e 19 de agosto, a Corte vai analisar recursos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) que questionam inquéritos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No plenário virtual, não há discussão, apenas apresentação de votos. Caso algum ministro peça vista (mais tempo para análise), o julgamento é suspenso. Se houver um pedido de destaque, o tema é levado ao tribunal físico da Corte.

TSE

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral para uma reunião na Corte no dia 1º de agosto. O encontro servirá para que os técnicos do TSE apresentem orientações sobre as etapas, métodos, locais e formas de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Ao TSE também caberá analisar ações sobre propaganda antecipada dos pré-candidatos e partidos políticos. No recesso, o ministro Edson Fachin, que estava de plantão, analisou alguns pedidos, mas com a volta dos trabalhos, as ações serão encaminhadas aos relatores originais.

STJ

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reunirá presencialmente na próxima segunda-feira, às 15h, para formar as listas destinadas à primeira composição do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

A escolha dos candidatos será feita por votação secreta. A instalação do TRF-6 será no dia 19 de agosto, às 16h, em Belo Horizonte. Todas as listas formadas pelo Pleno serão submetidas à escolha do presidente da República.

Em maio, a Corte recebeu 67 nomes de magistrados para preencher as vagas na composição inicial do tribunal, que terá 18 desembargadores federais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *