https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/bd502191d0b7d9387398c97a184b74f9.jpeg

Moraes toma posse do TSE; cerimônia tem presença de Lula e Bolsonaro

Empossados, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandwski
Reprodução: TSE

Empossados, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandwski

O ministro  Alexandre de Moraes tomou posse nesta noite de terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante cerimônia em Brasília. O ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como vice-presidente do TSE nesta noite.

Moraes e Lewandowski estarão à frente do tribunal durante as eleições deste ano. Os eleitores escolherão presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais em outubro.

Estão presentes na cerimônia os ex-presidentes Michel Temer, José Sarney, Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso informou que não pode comparecer à cerimônia por questões de saúde e enviou uma carta para Moraes.

O ex-chefes do Executivo sentaram-se na frente ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cerimônia de posse do minsitro Alexandre de Moraes
Reprodução: TSE

Cerimônia de posse do minsitro Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes Alexandre de Moraes tem 53 anos e exerce o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2017. Nascido em São Paulo, Moraes Foi promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça.

Durante o seu discurso, ele ressaltou que chega ao cargo de presidente do TSE com o ideal de concretizar e aperfeiçoar a democracia brasileira.

“Tomo posse no honroso cargo de presidente do TSE com os mesmos ideais com os quais iniciei minha formação acadêmica pela tradicional faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1976: respeito à Constituição Federal, devoção aos direitos e garantias fundamentais, realização de uma justiça rápida, efetiva e eficiente, fortalecimentos das instituições e concretização e aperfeiçoamento da democracia, pressupostos essenciais para o desenvolvimento do Brasil”, declarou o novo presidente do TSE. 

Moraes também jogou luz sobre o fato de tanto o TSE, como a Justiça Eleitoral, combaterem pessoas que são contrárias aos “ideiais constitucionais e valores republicanos”.

“A vocação pela democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e aos valores republicanos de respeito à soberania popular, permanecem nesta Justiça Eleitoral e neste Tribunal Superior Eleitoral”, enfatizou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *