https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ad7190f1413976541d285f780faec02e.jpeg

Assistência Social promove programação especial pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Em comemoração ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza uma programação especial. Entre os dias 17 e 19 de agosto, o Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop) terá atividades de mobilização popular e com a oferta de diversos serviços de cidadania para esse público.

O dia 19 de agosto foi escolhido para lembrar o acontecimento conhecido como ‘Massacre da Sé’. No ano de 2004, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Em Cuiabá, em 2014, também houve uma chacina, que culminou na morte de três adolescentes. 

Emissão de documentos, cortes de cabelo, palestras educativas, dinâmicas, oficinas, atendimentos psicossociais, são algumas das atividades a serem realizadas durante esses três dias. A ação começa nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, na sede do Centro Pop, em Cuiabá.

Inaugurado no mês de maio desse ano, o Centro Pop oferece espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.

No Centro Pop o atendimento é transversal, nas mais diferentes áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 (oitenta) pessoas/dia, no sistema ‘porta aberta’. A unidade é a responsável por realizar os encaminhamentos das pessoas às unidades de acolhimento do município, sendo mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social.

O horário de funcionamento é das 07 às 19 horas, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (17) – Tarde, início às 14h:

✓ Acolhimento com música
✓ Dinâmica lúdica com jogos/Bingo
✓ Karaokê

 Quinta-feira – Tarde- Início às 14h:

✓ Conhecer para lutar/Roda de conversa sobre a vida nas ruas
✓ Oficina de cartazes em alusão ao dia nacional dciamp e luta da população em situação de rua
✓ Atração Cultural

 Sexta-feira – Manhã

✓ atividade do Movimento Nacional da População em Situação de Rua
✓ Acolhimento com música
✓ Café da manhã no Centro pop – 9h30
✓ Exposição de cartazes

Sexta-feira – Tarde

✓ Atividades do CIAMP 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *