https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/a75b0c7b8368ae8a4f7613e89de27614.jpeg

Presidente lança Plenário Virtual durante Interage TCE 22

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Mais célere, seguro e democrático, o novo Plenário Virtual do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foi oficialmente lançado durante o Interage TCE 22, realizado nesta quarta-feira (10), na Escola Superior de Contas. A instituição deu início aos trabalhos da nova plataforma na última semana.

Para além da celeridade processual, a ferramenta amplia a participação remota dos jurisdicionados e possibilita a realização de julgamentos de maior complexidade por meio eletrônico.

“O novo Plenário Virtual está funcionando em sua plenitude, como nós previmos nas diretrizes da gestão 2022/2023. Isso permite que advogados, representantes de gestores façam a sustentação oral, com a participação do Ministério Público de Contas”, explica o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.

Junto ao Tribunal Pleno, a plataforma aumenta a agilidade dos procedimentos reduzindo os estoques processuais e fomentando a sustentabilidade com a economia de papel. Facilita ainda que gestores do interior façam suas defesas, por meio de seus advogados, sem precisar se deslocar para a Capital.

O Plenário Virtual foi criado em dezembro de 2012, durante a segunda gestão de José Carlos Novelli à frente do Tribunal. Desde então, foram julgados 31.200 processos, realizadas 270 sessões virtuais, atendimento a 33.843 interessados diretos e 100 % dos fiscalizados atendidos pela ferramenta.

“Já produzimos mais de 400 acórdãos dentro do Plenário Virtual. Agora, no Tribunal Pleno, podemos discutir mais os processos e produzir conhecimento em cima das nossas decisões. E, muito disso se deve ao Plenário Virtual”, destacou o presidente.

O presidente agradeceu e parabenizou a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), que desenvolveu o novo Plenário Virtual; a Secretaria Geral do Plenário Virtual; a Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), a Secretária Geral da Presidência (Segepres), os conselheiros e o MPC pela efetivação e concretização do novo Plenário Virtual.

Para o prefeito de Curvelândia, Jadilson de Souza, o lançamento traz facilidade e economia para o município, distante 280 km da Capital. “A tecnologia avança em todos os setores e não é diferente no Tribunal. Com isso, não precisamos vir sempre a Cuiabá, fazemos as defesas online, pela plataforma, que é fácil de trabalhar.”

No mesmo sentido se pronunciou o secretário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernando Figueiredo. “A ferramenta facilita a atuação do advogado e ajuda na correta aplicação da legislação. Em síntese, é a evolução que a gente vive hoje, tanto na parte do judiciário, e agora também aqui.”

Ampliação

O TCE-MT ampliou a atuação do Plenário Virtual neste ano, com o objetivo de assegurar mais celeridade ao fluxo processual, incorporando todos os procedimentos até então sob competência das Câmaras Técnicas de Julgamento e sendo coordenado por uma secretaria exclusiva.

O projeto, responsivo, é adaptado para qualquer dispositivo, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo. Suas atribuições incluem julgar processos como de representação de natureza interna e externa, tomadas de contas, monitoramentos e levantamentos.

As sessões do Plenário Virtual, que são realizadas por meio eletrônico e possuem pauta própria coordenada pela Secretaria Geral do Plenário Virtual, iniciadas na segunda-feira e se encerrando na sexta-feira, prazo em que os conselheiros e procuradores de contas emitem relatórios, pareceres e julgam os autos.

Confira a galeria de fotos do Interage TCE 22 aqui

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *