https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/2b4d62891119755a525a58c1dd3526d0.jpeg

Saiba detalhes da história do lançamento do EcoSport na Amazônia

Ford EcoSport 4WD: versão com tração 4x4 do SUV compacto que foi o primeiro do segmento no Brasil
Divulgação

Ford EcoSport 4WD: versão com tração 4×4 do SUV compacto que foi o primeiro do segmento no Brasil

Há cerca de 20 anos, a Ford, com o EcoSport, inaugurava o segmento dos SUVs compactos no Brasil. Nascido no chamado projeto Amazon da empresa, o seu lançamento ocorreu em 2003 e foi também um marco por ser realizado em Manaus e parte da selva amazônica, no Norte do País.

Tendo como base o novo Ford Fiesta , na época, a estratégia da montadora foi apostar num veículo no formato aventureiro e acessível. O seu preço inicial foi a partir dos R$ 30 mil.

Em 2003 havia três versões disponíveis do Ford EcoSport : uma de entrada com o motor 1.0 Supercharger, com 95 cv; outra intermediária com motor 1.6 de 98 cv; e outra luxuosa com motor. 2.0 com 143 cv. Em 2004, mais um avanço com a chegada de uma versão 4×4.

Evento na floresta

Voltando a data do lançamento do EcoSport na Amazônia, realmente foi uma apresentação icônica. Foi alta a complexidade para realizar um grande evento envolvendo cerca de 300 convidados entre jornalistas e revendedores do Mercosul.

A começar pelo transporte de 50 veículos. Da cidade de Camaçari, na Bahia, os carros seguiram para o Pará, transportados por rodovias. De lá, foram levados por barcos pelo rio Amazonas até Manaus numa viagem de 15 dias.

Naquela cidade, no então fantástico Tropical Hotel, um dos mais pitorescos resorts em seus dias de glória, foi criada uma estrutura integrada à natureza . Uma tenda gigante com folhagem e árvores foi construída às margens do encontro dos rios Solimões e Negro onde as águas barrentas do primeiro e escuras do segundo jamais se misturam.

Um EcoSport amarelo foi içado por um barco-guindaste em meio a escuridão com um jogo de luzes e uma estrondosa sirene. Até uma forte chuva na noite do evento contribuiu para o clima de aventura.

Ford EcoSport da primeira geração foi um marco na história da marca no Brasil e um sucesso absoluto
Divulgação

Ford EcoSport da primeira geração foi um marco na história da marca no Brasil e um sucesso absoluto

Como parte da programação, houve a apresentação das “toadas dos bois” Garantido e Caprichoso, uma das danças folclóricas mais bonitas do País. No dia seguinte, o teste com os veículos foi realizado numa estrada vicinal em trechos da floresta, na margem oposta do resort.

Bem, com passar dos anos o EcoSport evoluiu deixando de lado as queixas iniciais do modelo. Tanto que passou a ser produzido e vendido em várias partes do mundo, incluindo a Europa e Estados Unidos.

Um “sonho” da engenharia brasileira da Ford que teve fim em 2021 quando o EcoSport deu adeus no Brasil e globalmente . Quem sabe, num futuro próximo, o modelo possa renascer, talvez elétrico, para a paixão de muitos entusiastas e o bolso dos consumidores de SUV .

Fonte: IG CARROS

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *