Em mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação, o Poder Judiciário de Mato Grosso estará concentrado na resolução consensual de conflitos. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá) já recebeu e agendou, até este momento, 273 audiências para os dias 7 a 11 de novembro de 2022, além de planejar e executar inúmeras outras iniciativas.
A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com foco na pacificação social para promover o maior número de acordos possível nos tribunais de todo país. Nesse período são reunidos processos judiciais e reclamações pré-processuais, para permitir que as partes possam negociar diretamente entre si e solucionar o caso.
De acordo com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, a unidade está concentrada na tarefa da pacificação. “Estamos na XVII Semana Nacional da Conciliação. Em Mato Grosso, através do NUPEMEC e dos CEJUSCs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), estão sendo envidados todos os esforços para que tenhamos o máximo possível de acordos em processos judiciais que já estão tramitando e em reclamações pré-processuais, ou seja, em conflitos que ainda não se tornaram um processo judicial.”
Ainda conforme o juiz Wanderlei Reis, a mobilização gera ganhos significativos para os litigantes e para a comunidade. “A Semana Nacional de Conciliação representa não só uma pauta concentrada de audiências, reunião de processos, mas também uma oportunidade de se difundir a cultura da paz em contraposição à cultura do litígio, ou seja, uma oportunidade de apresentar à sociedade outra maneira de resolver o conflito. É preciso que as pessoas tenham contato com os métodos autocompositivos, que vejam e se sensibilizem de que eles são a melhor forma de resolver conflitos sociais, de uma forma célere, econômica e definitiva para se obter a pacificação social.”
Iniciativas do CEJUSC de Rondonópolis – O CEJUSC de Rondonópolis tem realizado outras ações para difusão da Semana da Conciliação, como a palestra que será ministrada pelo juiz Wanderlei Reis no próximo dia 10, às 19h, no Tribunal do Júri da Comarca, com a participação de acadêmicos de duas universidades e da comunidade em geral, abordando a Semana da Nacional da Conciliação e os métodos autocompositivos. Além disso, o magistrado concederá entrevistas à imprensa local, visando a difundir ainda mais o evento, a conciliação e a pacificação por meio do diálogo, frisando também que há conciliadores de prontidão para os casos novos, bastando que o interessado procure o CEJUSC vindo diretamente ao fórum, ou por meio do WhatsApp, através do (66) 99209-8833.
As solicitações de realização de audiências também podem ser feitas pelo portal do NUPEMEC.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Fotografia colorida mostrando o juiz coordenador do CEJUSC concedendo entrevista a uma emissora de televisão. Ele fala ao microfone e olha para a repórter. Ao fundo um banner do CEJUSC de Rondonópolis.
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT