DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto, para apresentar as projeções e perspectivas da agropecuária brasileira para 2025.
Diante da determinação do presidente de “redobrar as forças para o plantio para uma colheita cada vez mais generosa”, o ministro detalhou as ações que, neste ano, serão resultado do trabalho iniciado na gestão Lula e entregou um balanço dos projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) neste período.
Fruto da retomada das boas relações diplomáticas, o Brasil conquistou mais de 300 novos mercados para os produtos da agropecuária com foco na diversificação de produtos e destinos, conquistando maior participação em mercados da África e do Oriente Médio.
“Também investimos em inovação e sustentabilidade para manter o altíssimo nível da defesa agropecuária brasileira e para 2025, já estamos iniciando o processo de rastreabilidade do rebanho bovino, lançamos a plataforma Agro Brasil + Sustentável e devemos concluir o processo de reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) o status de livre de febre aftosa sem vacinação”, comentou o ministro.
A reunião de trabalho com o presidente tratou, ainda, de temas como a segurança alimentar e nutricional da população, com medidas para garantir mais acesso aos alimentos de qualidade.