
ISADORA SOUSA / PASSANDO A LIMPO
[email protected]

O ex-governador Pedro Taques (SD) concedeu uma entrevista ao programa Passando a Limpo, na tarde de quarta-feira (05), e alfinetou o atraso nas obras do Bus Rapid Transit (BRT) “jogo é jogo, treino é treino”. A fala de Taques ocorreu ao relembrar, que Mauro Mendes (União Brasil) disse que resolveria a situação do VLT em 30 dias, enquanto estava disputando o seu primeiro mandato de governador contra o, hoje, advogado.
Taques disse que ouviu atentamente a declaração de Mendes sobre o rompimento do contrato.
“Com todo respeito ao governador do estado Mauro Mendes, eu me lembrei de Garrincha na copa de 58, em que ele disse o seguinte para o técnico da seleção, ‘jogo é jogo, treino é treino’ porque Garrincha disse isso? Porque você treina, treina, treina e na hora do jogo é diferente. Quando o governador Mauro Mendes foi candidato contra mim, ele disse, ‘em 30 dias vou resolver o VLT, em um ano tá pronta a obra’, tá aí, jogo é jogo, treino é treino”, disse.
Em 2012, o VLT seria implementado em Cuiabá e Várzea Grande para a copa de 2014. As cidades começaram a ser preparadas para o evento, os vagões foram comprados e então, após diversos escândalos de corrupção e superfaturamento nas obras, que custaram ao povo mato-grossense mais de R$ 1 bilhão, o ex-governador Silval Barbosa foi investigado e preso, e, finalmente em 2020 — com cerca de 30% da obra realizada — o atual governador, Mauro Mendes, decide abandonar as obras do VLT de vez.
Mendes, à época, afirmou que a conclusão da obra seria inviável e então foi realizada a adaptação para o BRT. Em 2022, foi assinado o contrato de mais de R$ 400 milhões para a realização das obras na capital e em Várzea Grande.
A avenida da FEB, em Várzea Grande, tem os trilhos do BRT retirados. A avenida do CPA começa a ser preparada e três anos depois, as obras ainda não foram entregues.
Taques finaliza o assunto com um recado para o governador, “Mauro, eu tenho esperança que você termine o BRT, torço ‘pra’ isso, agora, jogo é jogo e treino é treino. 30 dias? Você já pediu desculpas para a população, parabéns”, conclui.
Ontem, Mauro Mendes anunciou o rompimento do contrato com a construtora, que deveria ter entregado a obra em novembro do ano passado, justificando a decisão justamente pelo atraso na obra, que está com apenas 18% concluída.
Para assistir à entrevista completa, basta clicar no link abaixo: