
DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Segundo Vigilância Epidemiológica do município, cerca de seis pessoas morreram por conta da gripe (influenza), a vitima era um idoso, de 68 anos, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Ipase, em Várzea Grande. Outras cinco estavam internadas no Pronto-Socorro de VG.
Apesar das campanhas, a cobertura vacinal na cidade está em apenas 16,89%, com pouco mais de 17,5 mil doses aplicadas até agora. Com isso, a Secretaria de Saúde alertou que a gripe continua circulando e tem potencial para provocar quadros graves, principalmente no período de outono e inverno, quando aumentam os casos de síndromes respiratórias.
O número de mortes acende um sinal de alerta para a vacinação contra a gripe, que está disponível gratuitamente para a população. O município tem reforçado campanhas de imunização, sobretudo para os grupos considerados mais vulneráveis: crianças, idosos, gestantes e puérperas.
A Secretaria de Saúde reforça que o frio aumenta o risco de agravamento de doenças respiratórias e que a vacinação é fundamental para reduzir internações e mortes. Além da gripe, o vírus da Covid também segue em circulação no município, com sintomas semelhantes.