
DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
[email protected]

A possível troca na Secretaria de Educação de Cuiabá foi tema debatido pelos vereadores da capital nesta terça-feira (10). Informações de bastidores indicam que o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) teria sido convidado pelo prefeito Abílio Brunini (PL) para assumir a pasta. A Secretaria está atualmente sob comando de Amauri Monge, que assumiu o cargo em abril com a troca, Monge retornaria ao cargo de secretário adjunto.
Os parlamentares disseram ter sido “pegos de surpresa” com a informação, que ainda não foi confirmada pelo Palácio Alencastro nem pelo próprio vereador Daniel Monteiro. Vereadores da base de sustentação, inclusive, elogiaram o atual secretário e afirmaram não ver motivos para a troca.
“Certamente o prefeito confia no Amauri. Ele está fazendo um bom trabalho”, declarou o líder do prefeito na Câmara, vereador Dilemário Alencar (União).
Companheira de partido de Monteiro, a vereadora Maysa Leão afirmou que uma eventual troca, caso confirmada, deve estar sendo conduzida com a anuência de todas as partes. Ela, inclusive, destacou que o vereador já trabalhou com Amauri Monge na Secretaria Estadual de Educação. “Olha eu fico surpresa. Não estou sabendo dessa informação. Inclusive, acabei de mandar uma mensagem pro Daniel Monteiro perguntando.
Companheira de partido de Monteiro, a vereadora Maysa Leão afirmou que uma eventual troca, caso confirmada, deve estar sendo conduzida com a anuência de todas as partes. Ela, inclusive, destacou que o vereador já trabalhou com Amauri Monge na Secretaria Estadual de Educação.
A parlamentar fez questão de ressaltar o trabalho do atual secretário da Educação municipal. “…A gente tem tido repostas. Ele veio numa audiência pública logo na semana que ele assumiu aqui na Câmara. Fez alguns compromissos aqui na Câmra e está entregando esses compromissos. Vou verificar a informação….O Amauri e o Daniel já trabalharam juntos e, se for verdade, tenho certeza de que foi em comum acordo”, pontuou.
A parlamentar também elogiou o trabalho do atual secretário, que substituiu Solange Dias em abril deste ano. “A troca pelo Amauri foi muito positiva, mas, se é algo que já está sendo combinado, provavelmente está sendo construído nos bastidores”, complementou.
Questionada sobre a chance de haver um acordo em andamento, Maysa ponderou: “Vamos confiar que, se for algo que já está sendo combinado, também já esteja sendo construído nos bastidores”.
Vice-presidente da Comissão de Educação, a vereadora Michelly Alencar (União) ressaltou que a Educação da capital estava sucateada no início da gestão, e que Amauri Monge precisou “reconstruí-la”. “Ele assumiu uma pasta bastante problemática. Sabemos que a área da Educação é desafiadora. Pela primeira vez, tivemos atraso no início das aulas, os uniformes só agora foram entregues 100%, e os kits escolares estão sendo distribuídos a partir de agora. Ele está organizando a casa. É um profissional extremamente competente”, afirmou a parlamentar, que também elogiou o possível sucessor, atual presidente da Comissão de Educação.
“O Daniel (Monteiro) é um cara bacana. Só acredito que essa não seja uma intenção do prefeito. Agora, se for, só posso dizer que o secretário Amauri está fazendo um grande trabalho”, analisou.