https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Israel_fez_ataques_ao_Ira_acirrando_tensoes_no_Oriente_Medio_Reproducao_X_Twitter_991cf3627a-1.jpg

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Governo Brasileiro critica violação da soberania iraniana e pede fim imediato das hostilidades

DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
[email protected]

Reprodução

O Itamaraty emitiu na manhã desta sexta-feira (13), uma nota oficial condenando os ataques aéreos realizados por Israel contra o território do Irã nesta madrugada. “A ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã representa uma clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”, afirma o comunicado, que expressa “forte preocupação” com a escalada do conflito.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea e afirma que ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial

A nota adverte que os ataques “ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial”.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O Brasil, que ocupa posição de destaque em organismos multilaterais e vem defendendo soluções diplomáticas para os principais conflitos globais, voltou a apelar pelo diálogo e pela contenção. “O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades”, diz o texto.

A posição brasileira é coerente com sua tradição diplomática de defesa da não intervenção, do multilateralismo e do respeito à soberania dos Estados. O governo do presidente Lula tem se posicionado sistematicamente contra ações militares unilaterais que agravam tensões geopolíticas, como ocorreu também em relação ao conflito na Faixa de Gaza e à guerra na Ucrânia.

Leia nota do MRE sobre ataques de Israel ao Irã:

“O governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã, em clara violação à soberania desse país e ao direito internacional.

Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial.

O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades.”

 

 

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de junho de 2025 às 14:54:48
  • 13 de junho de 2025 às 14:54:12