https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2025/06/WhatsApp-Image-2025-06-24-at-05.56.49.jpeg

"SHORT CODE"

Antiga Diretoria da Unimed Cuiabá é alvo da Operação da Polícia Civil nesta terça-feira (24)

DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
[email protected]

Foto: PCMT

Antigos Diretores da Unimed Cuiabá são alvos da Operação Short Code, deflagrada nesta terça-feira (25), que investiga o uso de ferramentas digitais para promover ataques difamatórios contra a atual gestão da cooperativa de saúde. A ação cumpre mandados judiciais em residências de investigados localizadas em Cuiabá e Aparecida de Goiânia (GO).

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

De acordo com a Polícia Civil, os mandados foram expedidos com base em inquérito instaurado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), após a detecção de disparos massivos de mensagens SMS com conteúdo calunioso. As mensagens utilizavam o sistema de “short codes” — números curtos geralmente usados por empresas para envio de comunicações em massa — e direcionavam médicos cooperados a um site específico, que trazia acusações anônimas contra os atuais diretores da cooperativa.

As investigações apontam que o material divulgado tinha como único objetivo destruir a imagem da nova diretoria, que assumiu a gestão da Unimed após a constatação de um rombo de R$ 400 milhões nas contas da instituição, referentes ao exercício de 2022.

Entre os crimes apurados estão associação criminosa, calúnia, difamação e injúria, todos em sua forma qualificada. As ordens judiciais autorizam busca e apreensão de dispositivos eletrônicos e o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos investigados, o que pode revelar a cadeia completa de produção e disparo das mensagens fraudulentas.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de junho de 2025 às 11:48:32