Um agente penitenciário teve a farda furtada por membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) durante a madrugada desta quinta-feira (24) em Cuiabá.
De acordo com informações do sindicato da categoria, o Sindspen-MT, os bandidos pularam o muro do quintal e levaram a farda preta que estava pendurada no varal. Eles também reviraram o cesto de roupa suja e pegaram várias camisetas – com a inscrição “Agente Penitenciário” – que fazem parte do uniforme do profissional.
Os criminosos ainda tiveram tempo de escrever no banco, que fica na edícula da área dos fundos, a sigla da facção “C.V MT”.
Conforme o Sindspen-MT, no momento do furto, o agente estava dentro de casa e chegou a perceber uma movimentação estranha no quintal. Mas quando foi verificar a situação, os criminosos já tinham fugido.
O sindicato acredita que a ação foi uma maneira de intimidar o trabalho dos agentes, principalmente dos profissionais que atuam na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Na manhã desta quinta, informação repassada à imprensa pela Associação dos Advogados Criminalistas de Mato Grosso (Abracrim/MT) apontava que, devido ao furto, a direção da PCE teria impedido advogados de visitar os detentos, porém, o Sindspen e Secretaria de Justiça e Direito Humanos negaram a informação.
O sindicato informou que as visitas na PCE foram suspensas temporariamente, “apenas para o procedimento de rotina de inspeção das celas, com o objetivo de encontrar produtos ilícitos em posse dos detentos, como drogas, celulares, cerras e armas artesanais”.
Já Secretaria de Justiça e Direitos Humanos ressaltou que “todos os atendimentos externos de defensores e advogados estão sendo realizados normalmente na PCE e nas demais unidades prisionais do Estado”.