Verde Novo promoverá distribuição de mudas

Neste final de semana o projeto Verde Novo vai promover mais duas ações de distribuição e plantio de mudas na Capital mato-grossense. O projeto é fruto de esforços do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), e conta com a parceria da Prefeitura Municipal.
 
Na sexta-feira (25 de janeiro), serão distribuídas 700 mudas na Praça Alencastro, a partir das 8h, e no sábado (26), às 7h30, vão ser plantadas 400 mudas na Rodovia MT-251, estrada de Chapada dos Guimarães. Entre os parceiros do Poder Judiciário estão o Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis.
 
O projeto já disponibilizou mais de 25 mil mudas desde o lançamento, em dezembro de 2017, e busca recuperar o título de Cidade Verde à Cuiabá. A intenção dos parceiros é realizar 150 ações ao longo do ano, distribuindo mudas de árvores nativas da região – além de buscar a conscientização das pessoas sobre a importância de rearborizar a Capital. A população poderá levar para casa, nesta sexta-feira, mudas de Piúva, Pitanga, Tamarindo, Caju, Jabuticaba, Bacupari, Goiaba, Pata-de-Vaca, Ipê de Jardim, Ipê Branco, Pitomba, Jacarandá, Romã e Acerola.
 
Você sabia?
Você sabia que Cuiabá não é mais cidade verde? Segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, Cuiabá é a 19ª capital brasileira no ranking das cidades com maior arborização. Campo Grande (Mato Grosso do Sul) aparece em primeiro lugar no ranking nacional, com 96,4% do índice de arborização, seguida por Boa Vista, com 92,3%, e em terceiro lugar vem Goiânia, com 89,5%. Para trazer mais qualidade de vida à população da Capital, o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) criou o projeto Verde Novo, para o plantio de mudas na nossa cidade.
 
A iniciativa é um presente do Poder Judiciário, em comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá, celebrado em 8 abril de 2019. No dia 13 de dezembro de 2017 foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça, Juvam, Prefeitura da Capital, Instituto Ação Verde e demais parceiros. A prefeitura fornece a mão de obra e outros insumos para a abertura das covas e plantio das árvores.
 
Está faltando verde no seu bairro? Chame o Juvam de Cuiabá
O levantamento do IBGE mostra que um terço dos domicílios em áreas urbanas do país não tem uma árvore sequer no entorno. Enquanto isso, o calor torna-se quase que desumano em Cuiabá.
 
Mas se está faltando verde na sua comunidade, chame o Juvam. A equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá vai até o bairro, acompanhada da equipe da prefeitura, e transforma calor em frescor.
 
Para tornar esse sonho realidade, o Juvam convida cidadãos e lideranças comunitárias a integrarem o projeto. Basta entrar em contato pelos telefones (65) 3642-4064 e 3642-1950.
 
Confira mais notícias do projeto:
 
 
 
 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *