O radar instalado na Avenida Miguel Sutil, em frente ao supermercado Comper, passa a funcionar nesta sexta-feira (8). A presença do equipamento praticante zerou o número de atropelamentos e colisões registrados no local, que apresentava média de dois acidentes por mês.
De acordo com o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, o aparelho já foi aferido pelo Inmetro e vinha flagrando irregularidades no local desde o último mês. Estas multas, contudo, possuem caráter educativo e não correspondem à cobrança ou perda de pontos na Carteira de Motorista.
“Temos orientado os condutores que foram notificados a procurar pelo setor de Autuações da Semob, para que as multas sejam retiradas. Neste primeiro momento, a proposta foi de educar, mudar a conduta dos infratores. A partir de agora começamos efetivamente a aplicar as penalidades”, diz.
A via tem velocidade permitida de 60km por hora e as transgressões cometidas ali podem gerar multas que variam entre R$ 240 e R$ 580, a depender da gravidade da infração.
Pela Avenida, uma das mais movimentadas da Capital, transitam cerca 38 mil carros diariamente. Diante do fluxo, a via também recebeu um radar na altura do recém-inaugurado Shopping Estação, onde o movimento de automóveis e pedestres foi intensificado.
O aparelho aguarda por aferição e deve começar a funcionar no próximo mês. Até o momento nenhum acidente foi registrado neste trecho.
Antenor reforça que a Pasta está aberta a receber as demandas do cidadão. Assim, além do atendimento presencial, é possível tirar dúvidas com relação às multas aplicadas nas últimas semanas, por meio do número (65) 3315-4298.