Mato Grosso sedia, a partir desta segunda-feira (11), o primeiro encontro Nacional do Grupo de Agricultores Indígenas para discutir, entre outros temas, a demarcação dos territórios indígenas e o uso de sementes de plantas transgênicas nas plantações.
O evento acontece na Cooperativa Coopihanama, em Campo Novos do Parecis, a 397 km de Cuiabá, até a próxima quarta-feira (13).
Nos dois primeiros dias do evento, os agricultores indígenas devem participar de uma programação exclusiva para eles.
Já na quarta-feira (13), o evento deve ter a participação de autoridades políticas. Na ocasião, os participantes devem visitar a área de produção com colheita da cultura de soja.
Ainda está prevista a entrega de uma carta com reivindicações que será entregue às autoridades. O documento será elaborado ao longo dos dias anteriores, quando eles estarão reunidos.
Entre os principais temas a serem discutidos estão a necessidade de alteração na legislação que permitam parcerias em terras indígenas, a busca por financiamento nos bancos oficiais e a permissão para o uso de sementes e mudas transgênicas em terras indígenas, o que atualmente é proibido.