Câmara de Cuiabá busca referências na CGE para controle

A equipe do setor de controle interno da Câmara de Vereadores de Cuiabá esteve na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para conhecer a forma de atuação e pleitear o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

A ideia foi conhecer como a Controladoria trabalha para que as boas práticas sirvam de referência ao aperfeiçoamento das atividades da Secretaria de Transparência e Controle Interno da Câmara da Capital, ressalvadas as devidas necessidades e particularidades do legislativo municipal.

“Estamos imbuídos na tarefa de educar para prevenir e mudar a imagem da Câmara Municipal, mostrar que o legislativo de Cuiabá tem servidores comprometidos em fazer a coisa certa”, comentou o secretário de Transparência e Controle Interno da Câmara de Vereadores, Jônatas Pulquério.

Segundo ele, um dos principais interesses na visita foi obter mais detalhes acerca dos procedimentos de elaboração e monitoramento dos Planos de Providências de Controle Interno a serem elaborados pelos setores administrativos em resposta às recomendações dos controles interno e externo.

O secretário-adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE, José Alves Pereira Filho, destacou que o Plano de Providências não se volta somente à resolução de uma questão pontual, mas a solucionar suas causas para que o problema não se repita.

“Isso porque precisamos pensar em medidas perenes de fortalecimento do controle interno. O papel do controle interno é contribuir com a melhoria dos serviços públicos, através do aperfeiçoamento do sistema de controle interno. Precisamos deixá-lo mais robusto e seguro, com menos possibilidade de erros e falhas”, comentou.

O adjunto disse que a CGE está à disposição para somar conhecimento e experiência à equipe do controle interno da Câmara Municipal, pois entende que esse intercâmbio técnico é profícuo para as duas instituições.

“Trocar conhecimento é uma via de mão dupla, que também traz crescimento à equipe da CGE. Os órgãos de controle precisam compartilhar mais experiências e ideias para que todos cresçam juntos para evitar erros, falhas e fraudes na gestão dos recursos públicos”, destacou o adjunto da Controladoria.

Uma das parcerias já acertada é a realização de curso sobre fiscalização de contratos. A CGE ficou de estender à Câmara Municipal a capacitação relativa ao tema, já que as orientações sobre as responsabilidades e como acompanhar a execução dos contratos valem para os servidores designados como fiscais em todos os Poderes e esferas.

Estiveram também na visita à CGE as analistas legislativas Agmara Moreira e Luciana Arantes. Também recepcionaram a equipe na CGE o superintendente de Desenvolvimento do Controle Interno, Norton Glay Sales dos Santos, e a analista administrativa Silvânia Regina de Oliveira Galindo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *