Apesar da crise econômica que atingiu o país em 2018, os Shopping Centers fecharam o ano com o balanço positivo. É o que mostra o Censo Brasileiro dos Shopping Centers, divulgado esta semana pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Para 2019 a organização estima um crescimento de 7% no faturamento do setor e a abertura de mais 15 novos empreendimentos em todo o Brasil.
Segundo o Censo, em 2018, os shopping centers geraram mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos, um crescimento de 5,4% em relação a 2017. O faturamento geral dos empreendimentos também cresceu e em 2018 atingiu a casa dos R$ 178,7 bilhões, o que representa um aumento de 6,5% se comparado ao ano anterior.
O crescimento nas vendas é reflexo também do aumento do público. Segundo os dados, os brasileiros têm ido mais aos shoppings, e com mais frequência. Em 2018, foram 490 milhões de visitações, um acréscimo de 5,8%. Sendo que, deste total, 63% do público frequenta o shopping semanalmente. De acordo com a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini, Mato Grosso tem acompanhado esta tendência.
“Fechamos o ano de 2018 com um faturamento 6% maior que o ano anterior, e a média de público também cresceu, de 18 mil para 20 mil visitantes por dia. Para este público, além de um centro de compras, os shoppings têm se tornado verdadeiros centros de convivência. Por isso, buscamos oferecer conforto e experiências diferenciadas aos consumidores, associadas aos preços atrativos”, analisou a empreendedora.
Atraindo um público maior, os shoppings passaram a atrair também cada vez mais lojistas, o que estimulou a expansão de vários empreendimentos. Segundo a Abrasce, os shoppings brasileiros iniciaram o ano com mais de 104 mil lojas, um aumento de 2,6%. Além disso, 3% dos shoppings estão em expansão e 13% pretendem expandir no próximo período.
“Iniciamos 2019 com 157 estabelecimentos em operação no shopping. É um crescimento, se comparado ao mesmo período de 2018, quando tínhamos 147. Também ampliamos, e inauguramos no final do ano passado a Alameda Boulevard, com a proposta de oferecer ao público um local aconchegante, ideal para um happy hour ou café da tarde, com diversidade gastronômica e valorização da cultura local”, explicou Acilene Clini.
O estudo da Abrasce aponta ainda uma tendência nacional cada vez maior de interiorização dos shoppings. Em 2018, dos 563 shoppings em operação no Brasil, 55% estão localizados nas capitais e 45% em outras cidades. Atualmente, Cuiabá possui três shoppings ativos, tendo sido um inaugurado em 2018.