Com apenas um ano e um mês o pequeno Yan Kalebe Ferreira, morador do Jardim Universitário, em Cuiabá, teve de lutar bravamente pela vida e, felizmente, com ajuda de policiais militares recobrou a consciência e agora se recupera em um hospital.
Na tarde da última segunda-feira (18.02), Yan caiu na piscina e se afogou, sendo encontrado já inconsciente. Na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar de Cuiabá (Base Comunitária Moinho) para onde a mãe, Antônia Cledina Ferreira, o levou em busca de socorro, o garoto recebeu os primeiros socorros.
Ainda na unidade militar os policiais iniciaram os procedimentos de salvamento, incluindo massagem cardiorrespiratória. Naquele momento, por volta das 16h30, Yan apresentava batimentos cardíacos, porém estava inconsciente, sem sinais respiratórios.
Logo em seguida, quando voltou a respirar, mas continuava consciente, os policiais o levaram para o Pronto Socorro. No hospital, Yan recebeu atendimento de emergência e logo foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de onde só saiu na manhã desta quarta-feira (20.02).
O garoto continua internado, mas já não correria riscos de morte. Os pais, muito abalados, ainda não conseguem falar sobre o acidente.
Os policiais que atuaram no salvamento de Yan foram o major Dallacqua, o alunos do curso de habilitação a oficial Luiz Mario, Aluizio, os sargentos Armando e Peruare, Joseane e Glauco.
A ação dos policiais foi testemunhada pelo vereador cuiabano Lilo Pinheiro. Morador da região, Lilo visitava a unidade policial quando tudo aconteceu. Na terça-feira (19.02), no plenário da Câmara, Lilo elogiou a atuação dos PMs e disse que está propondo uma Moção de Aplauso a equipe.