Uma equipe da Globo nacional está em Cáceres (230 km Cuiabá), desde segunda-feira (18), para produzir reportagem especial sobre os pacientes do Hospital Regional do município que teriam sido submetidos à quimioterapia e a cirurgias oncológicas sem terem câncer.
A denúncia consta em um relatório produzido pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (AGSUS), a pedido do Governo do Estado.
Conforme apurações, jornalistas e produtores colhem materiais, a priore para reportagem no Jornal Nacional. Eles entrevistam autoridades, bem como pessoas que teriam passado pelo procedimento sem necessidade. Caso consigam informações mais robustas, o contéudo será direcionado para o programa dominical Fantástico.
Ontem o também divulgou que o Conselho Regional de Medicina abriu sindicância contra 16 médicos que estariam envolvidos no esquema.
Consta ainda na auditoria do SUS que, dos 2.491 mil procedimentos médicos, entre cirurgias oncológicas e exames anatomopatológico (que detecta o câncer), 1.043 foram realizados sem o paciente ter a doença, o que representa 41,87% do total global dos procedimentos médicos.