A Escola Nacional de Defesa do Consumidor está disponibilizando cursos de Ensino a Distância (Ead) gratuitos incorporados ao Programa de Educação Financeira para Consumidores. “Planejar para realizar sonhos” é o primeiro de uma série de três cursos que dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”, planejar seu orçamento, calcular receitas, despesas e percentagens, explicar o que são juros e ainda utilizar a calculadora do cidadão.
As inscrições para o curso que se inicia no dia 26 de março e vai até 15 de abril, e terá carga horária de 20 horas e 3 semanas de duração. Para fazer, precisa entrar no portal do consumidor, www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional até o dia 18 de março. Não serão consideradas as solicitações de inscrições fora do período previsto no cronograma oficial, e o simples preenchimento da ficha de inscrição não garante a efetiva matrícula no curso. Somente maiores de 16 anos podem participar. A confirmação das inscrições dos participantes ocorrerá no dia 20 de março.
Ao fim do curso, os participantes responderão ao questionário sobre os conteúdos assistidos e precisam obter, no mínimo, 50% dos pontos e, assim, poderão retirar a declaração de conclusão do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (Endc), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).
O objetivo do Programa é expandir o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos que serão apresentados, bem como na compreensão sobre seus direitos de cidadão consumidor.
“Hoje, a educação financeira é um conhecimento necessário, que precisamos para sair do vermelho, ou evitá-lo, porque o momento econômico do país não é dos melhores, por isso é importante conhecer as regras financeiras do orçamento doméstico para que não possamos cair nas armadilhas do endividamento”, explicou Gisela Simona, Superintendente do Procon-MT.
Conheça a grade do curso
Módulo 1:
1. Apresentação do curso;
2. Como Antônia entrou no vermelho;
3. O começo da virada.
Módulo 2:
1. Sabendo quanto ganho e quanto gasto:
1.1 Organizando as próprias contas;
1.2 Quanto eu ganho;
1.3 Quanto eu gasto;
1.4 Falta ou sobra dinheiro?
Módulo 3:
1. A mágica dos juros.