Câmara VG vai comprar 2 toneladas de açúcar, sucos e adoçantes

A Câmara Municipal de Várzea Grande vai realizar no próximo dia 07 de março de 2019, Pregão Presencial para registro de preços para aquisição de gêneros alimentícios e materiais de limpeza e higiene. O credenciamento será feito às 08:30 hora e o recebimento dos envelopes às 09:00 hs, já o julgamento do certame será adotado o critério de menor preço por item.

O legislativo justifica que as compras faz-se necessário para suprir as demandas e proporcionar continuidade no fluxos dos trabalhos.

Ainda segundo o edital, com a aquisição espera-se conseguir melhores preços, qualidade e racionalidades de procedimentos, bem como responder eficaz e eficiente as necessidades da Câmara Municipal, Sociedade e dos servidores.

Dentre os itens que serão adquiridos, chama atenção a quantidade de açúcar e sucos naturais, veja alguns produtos que serão consumidos: 1000 pacotes de açúcar cristal com 2 kg, 100 pacotes de açúcar refinado de 1 kg, 80 unidade de adoçante dietético, 1300 pacotes de café de 500 gramas, 700 caixa de chá mate, 500 litros de suco natural, 1000 vidros de guaraná em pó, 3200 garrafões de água com 20 litros, 60 garrafas térmicas, 200 xícaras para servir café e chá, 800 unidades de desinfetante com 2 litros cada, 30 vassouras, 60 balde de plástico.

Fazem parte da mesa diretora: Fabio Tardin, Claido Celestino, Rogério França Martins, Gisa Barros e Valdemir Bernardino de Souza.

Em nota a Câmara Municipal de Várzea Grande esclareceu que o processo administrativo referido na matéria não se trata de compra onde a Câmara irá desembolsar o valor.

Veja na íntegra:

A Câmara Municipal de Várzea Grande esclarece que: o processo administrativo referido na matéria “Câmara Vg vai comprar 2 toneladas de açúcar, sucos e adoçantes” não se trata de compra onde a Câmara irá desembolsar esse valor. Trata-se de um registro de preços por pregão onde o menor lance é selecionado para possível compra futura. Somente quando a Câmara necessitar do item é que ela se se utilizará os selecionados e o adquire de modo que não há comprometimento financeiro e nem orçamentário na licitação, mas, somente, se comprar e quando comprar mediante a demanda real.

  1. Esclarecemos ainda, que os itens objetos da licitação são os mesmos utilizados e adquiridos pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Justiça e pela Prefeitura de Várzea Grande. Itens esses necessários as atividades e no fluxo diário de centenas de servidores e de munícipes que visitam a Câmara de Vereadores e que merecem ser bem atendidas.

  2. Quanto à quantidade dos itens cumpre esclarecer que a gestão passada teve apontamento do TCE pelo consumo excessivo de açúcar na média de 10.320 kg dia. Atentos a isso o atual Setor de Compras e Licitação reduziu quase que pela metade para uma expectativa de compra de pouco mais de 6kg dia, ou seja, uma redução de 36%.

  3. Não apenas no item açúcar, mas também em suco onde a gestão passada teve um consumo de 1000 unidades, nessa gestão estamos estimando a metade, ou seja, 500 unidades (50% por cento a menos). No item adoçante também uma média de redução de 33% pois na gestão passada se consumiu 120 unidades e estamos estimando nessa gestão em somente 80 unidades. No chá a mesma coisa, redução, pois na gestão passada se gastou ano 287,5 kg de chá, estamos estimando nessa gestão uma redução de 140 kg, ou seja, mais de 50% DE ECONOMIA nesse item

  4. Em resumo não será porque selecionou 1000 unidades de açúcar que irá comprar obrigatoriamente. Isso dependerá da demanda diária, e no caso do açúcar, pra se ter uma ideia, nossa meta será adquirir no máximo 4Kg dia – mas isso dependerá da demanda e do fluxo de pessoas na Câmara e da quantidade de eventos, sessões e audiências públicas realizadas no decorrer do ano.

  5. Estamos atentos aos órgãos de fiscalização, inclusive essa licitação conta com parecer favorável dos órgãos jurídicos e de controle e será futuramente julgado pelo Tribunal de Contas do Estado razão pela qual tudo está sendo feito para reduzir gastos e utilizá-los somente naquilo que for extremamente necessário em respeito ao dinheiro do contribuinte.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *