A Fecomércio-MT identificou no relatório de evolução do emprego, divulgado pelo Caged/MTE, que os setores do comércio, serviços e agropecuária apresentaram os melhores desempenhos na geração de empregos celetistas em 2018. O saldo, que é a diferença entre as admissões e desligamentos, teve destaque positivo de 8.036 postos de trabalho, seguido do setor de serviços (7.834) e agropecuária (6.905).
Em relação ao estoque de empregos em dezembro/2018, ou seja, a quantidade de empregados ativos por setores, o comércio de Mato Grosso também é destaque ocupando a segunda colocação com 191.537 (28%) logo atrás do primeiro colocado que é o setor de serviços com 217.365 (31,8%).
“A expectativa do setor comercial é que o crescimento econômico, embora ainda pequeno, pode abrir melhores oportunidades em 2019”, afirma o consultor econômico-tributário da Fecomércio-MT, Múcio Ribas.
Múcio acrescenta ainda a expectativa de contratação de novos funcionários do comércio neste ano. “Na última pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgada pela Fecomércio-MT no mês de janeiro, 83% dos empresários entrevistados têm expectativa de aumentar a contratação de funcionários para os próximos meses”.