Mesmo com o protesto de alguns conselheiros interinos, o ex-deputado Guilherme Maluf tomou posse no Tribunal de Contas do Estado (TCE) começo da tarde de sexta-feira (01). Com discurso curto e evitando entrar em temas polêmicos, o agora conselheiro teve uma posse rápida e com tumulto no fim, após se espalhar a notícia de que o ex-conselheiro Humberto Bosaipo, entrou com uma ação para voltar ao TCE.
Em seu discurso, Maluf afirmou que irá se empenhar ao máximo para exercer a função de conselheiro e sempre estará à disposição. “Muitos falam que Para um deputado estar aqui seria uma espécie de aposentaria. Quero dizer que a minha vida isso é uma espécie de recomeço, você vai contar com Guilherme Maluf 24h por dia, durante todos os dias da semana. Que essa instituição vai poder contar com toda a minha força de trabalho a partir desse momento”.
Um dos poucos momentos mais ácidos do discurso foi ao falar sobre a falta de experiência para o cargo, o que foi alvo de críticas por parte de seus opositores na Assembleia Legislativa. “Não tenho vergonha de dizer, que vou aprender com os senhores, a vida é um eterno aprendizado. Estou presente agora nessa corte, quero somar com os senhores”.
Em meio à decisões judiciais que quase barraram a sua posse, o conselheiro agradeceu a quem o colocou no cargo. “Agradeço a nomeação do nosso governador Mauro Mendes. Agradeço o apoio de todos os deputados. Tenho certeza que na minha presença aqui, poderei colaborar com os colegas, na harmonização com as instituições”.
Maluf também se lembrou das dificuldades financeiras vividas pelo Estado. “O Estado passa por algumas dificuldades. Mas, tenho certeza, que sairemos mais fortes dessas dificuldades. Sobretudo, com a contribuição que o TCE pode dar”.