Soja dis­po­nível em MT tem queda de preço

Em fe­ve­reiro o preço da soja no mer­cado dis­po­nível em Mato Grosso en­cerrou co­tado a R$ 61,94 a saca. O au­mento em re­lação a ja­neiro é de 2,47%, de acordo com bo­letim do Ins­ti­tuto Mato-gros­sense de Eco­nomia Agro­pe­cuária (Imea).

A prin­cipal res­pon­sável pelo acrés­cimo é a moeda norte-ame­ri­cana. “De uma forma geral, o dólar pesou neste au­mento, pois fe­chou fe­ve­reiro com alta de 2,37%. As ex­pec­ta­tivas quanto à re­forma da Pre­vi­dência e a maior de­manda in­terna também aju­daram na va­lo­ri­zação do grão no Es­tado”, ana­lisa o ins­ti­tuto.

Por outro lado, a queda de 2,04% na co­tação do grão na bolsa de Chi­cago fez pressão para baixo. O mo­tivo foi a in­de­fi­nição nas ne­go­ci­a­ções co­mer­ciais sino-ame­ri­canas e a baixa nos va­lores do prêmio nos portos, que ter­minou fe­ve­reiro com recuo de 8,93%. Com este ce­nário, en­quanto não existir acordo entre Es­tados Unidos e China, o Imea ori­enta que o pro­dutor fique li­gado no mer­cado ex­terno e nas va­ri­a­ções do dólar, que per­ma­ne­cerão sendo in­flu­en­ci­a­dores das co­ta­ções.

O recuo na co­tação média da saca, se­mana pas­sada, foi de 0,30%, con­forme o in­di­cador Imea. Com isso o pro­duto fe­chou a R$ 62,28. Mesmo com leve avanço do dólar, a queda no prêmio Pa­ra­naguá cor­rente con­tri­buiu para a baixa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *