Em todo o mundo as famílias estão levando cada vez mais em consideração o bem-estar e a saúde na hora de escolher os alimentos e bebidas. É o que aponta o relatório Eat, Drink e Be Healthy da Kantar Worldpanel, que analisou oito mercados globais – Reino Unido, Espanha, México, Portugal, China Continental, França, Brasil e Estados Unidos.
Os consumidores brasileiros estão acompanhando esta tendência mundial e fazendo escolhas mais saudáveis na hora das compras, mesmo que tenham que pagar um pouco mais por isso. De acordo com os dados, no último ano 27% das famílias brasileiras mudaram a alimentação em casa por conta da saúde, comprometendo uma fatia maior do orçamento familiar.
Nas substituições dos produtos tradicionais por variações mais saudáveis a pesquisa destaca a troca do açúcar refinado pelo mascavo ou demerara e a diminuição dos refrigerantes. Neste último caso, o estudo apontou uma redução de 17% no consumo de bebidas industrializadas no Brasil e que as famílias estão dando preferência a sucos naturais feitos em casa.
Os dados mostram ainda que no último ano milhares de brasileiros aderiram ao hábito de fazer pequenos lanches entre as refeições. Em 59% das ocasiões, o lanche do meio da manhã é dominado por frutas frescas e o do meio da tarde, por pães integrais. À noite, somente 17% fazem o lanche, dando preferência também a frutas e iorgurtes.
Seguindo o novo padrão de comportamento dos consumidores, os supermercados têm buscado se adequar, ampliando o portfolio de alimentos e bebidas mais saudáveis ofertadas, além de apostar em um mix de frutas frescas, em porções fracionadas ou em embalagens especiais, ideais para os lanches rápidos.
“Hoje, oferecemos uma série de produtos diferenciados nas linhas diet, light, integrais e fitness para acompanhar a demanda que é crescente. Temos uma grande preocupação em trazer marcas reconhecidas e diversidades de produtos e sabores”, explicou a diretora de operações da rede de supermercados Casa Aurora, que possui lojas em quatro municípios do Norte de Mato Grosso, Cristhini Sangaletti.
A rede de supermercados promoveu, inclusive, ações externas em parceria com profissionais da saúde para estimular o consumo desse tipo de produtos na região. Na última semana, a empresa distribuiu mais de 40 cestas com produtos saudáveis disponíveis nas lojas Casa Aurora para os profissionais da saúde de Sinop das áreas de nutrição, endocrinologista, pediatria e imunologia.
“Nosso objetivo é mostrar a estes profissionais que estamos preparados para suprir a demanda, trazendo sempre as melhores opções em produtos para os mais diversos objetivos, seja ele o cuidado com a saúde e bem-estar ou a busca por desempenho nos treinos e beleza. Sem abrir mão do churrasco e de outros alimentos que fazem parte da nossa cultura, queremos ofertar outras opções mais saudáveis que podem ser incluídas no cardápio das famílias”, concluiu Cristhini Sangaletti.