O Movimento Brasil Livre está convocando o povo para ir às ruas mais uma vez neste domingo, 17 de março, em defesa da Lava Jato, sob grave ameaça. Hoje, a Lava Jato completa cinco anos de iniciada a operação. Já são 155 pessoas condenadas em 242 operações.
Na última semana, os ministros do STF decidiram que a Justiça Federal não era mais competente para julgar crimes relacionados às eleições, o que tem tudo a ver com a própria Lava Jato, já que a maioria dos crimes era relacionado à propina para financiar campanhas.
O resultado é que agora alguns processos podem sair da Justiça Federal, onde o combate à corrupção tem acontecido como nunca antes no Brasil, e ir direto para a Justiça Eleitoral, onde especialistas apontam que não há capacidade para continuar o ótimo trabalho da Lava Jato. O trâmite lento favorece a prescrição de crimes e as penas são mais brandas na Justiça Eleitoral.
Há sério risco que sentenças já proferidas, como as de Lula e Eduardo Cunha, podem ser anuladas.
Por isso, o povo vai às ruas neste domingo em defesa da Operação Lava Jato e contra as manobras do STF, que já articula-se também para derrubar a prisão em segunda instância, em julgamento marcado para o dia 10 de abril.
Confira a lista de cidades abaixo onde acontecem manifestações, segundo informado pelo MBL: