A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) realizará a 8ª edição do Encontro Cacerense de Economia Solidária (Encaeses), com o tema ‘Processos participativos, organização comunitária-territorial e políticas públicas’. Simultaneamente ocorrem a 2ª edição do Colóquio Nacional de Práticas Sociais, Trabalho Associado e Estudos Freireanos (Contae) e a 12ª edição da Feira Pantaneira Saberes e Sabores. Os eventos ocorrerão entre os dias 28 de maio e 1º de junho, no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.
O período de inscrição com submissão de trabalhos vai até o dia 22 de abril, já as inscrições para participação geral são até o dia 27 maio. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições para Eventos e Cursos (Siec) da Unemat, que pode ser acessado clicando aqui.
A taxa de inscrição é de R$ 20 para estudantes de graduação e R$ 40 para os demais. São 200 vagas abertas para estudantes dos vários níveis de formação, educadores, agentes ligados aos movimentos sociais, pesquisadores, gestores públicos, autoridades, militantes de causas sociais e trabalhadores do campo e da cidade.
Coordenados pelos professores Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt, os eventos são realizados pelo núcleo da Unemat integrante da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (Incubeess) e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), e vinculado ao projeto ‘Economia Solidária: Pedagogia da cooperação, desenvolvimento territorial, políticas públicas e empreendimentos econômicos de cooperação em Mato Grosso’.
O 8º Encaeses articula reflexões sobre a docência e a formação em espaços como a educação do campo e a economia solidária, e possui como finalidade a conexão de pesquisadores em redes de colaboração, como a Rede Unitrabalho, e cooperação com pesquisadores da Bolívia e da Rede Latino-Americana de Inteligência Territorial, Práxis e Transformação. O Encaeses é ainda um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa, nas experiências cotidianas dos grupos sociais e na interação de culturas, na perspectiva de articular agentes sociais e universitários na produção social de conhecimentos pertinentes e a democracia cognitiva sociotransformadora.