Acontece, no dia 2 de abril, o 1º Simpósio de Políticas Públicas: Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. O evento é organizado por mães de crianças autistas.
O simpósio tem o objetivo de discutir sobre o autismo e como lidar com essa condição, já que muitos pais, profissionais e a sociedade em geral têm dificuldades sobre como agir com uma pessoa autista.
Jane Selma Barbosa, mãe de um menino autista de 5 anos e uma das organizadoras do evento, considera que o seminário será importante para a conscientização sobre o assunto. Para ela, sua maior dificuldade ao lidar com o autismo de seu filho foi com o diagnóstico. “Nós precisamos conscientizar os médicos que o diagnóstico precoce é importante para que possa iniciar o tratamento de forma mais urgente possível, porque quanto antes melhor”, afirma.
“Assim como muitas mães, eu tive muita dificuldade. Meu filho tem autismo regressivo, ou seja, ele teve um desenvolvimento normal e depois começou a regredir drasticamente. Então, nesses casos, a dificuldade é muito grande”, relata Jane.
As palestras serão compostas por diversos profissionais de renome internacional, como a neurocientista e autora, Marta Relvas; o psicólogo, Adilson de Souza e o professor de educação especial, Lucelmo Lacerda.
O autismo é um transtorno global de desenvolvimento que prejudica a capacidade de interagir e comunicar-se socialmente. Geralmente, costuma ser identificado na infância, entre um e três anos, porém os primeiros sinais já podem aparecer com apenas alguns meses de vida.
O 1º Simpósio de Políticas Públicas: Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso acontecerá no dia 2 de abril, das 8h às 18h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa. A entrada é um quilo de alimento ou um pacote de fralda.
Para se inscrever, preencha o formulário acessando o link.
Tenho interesse em participar!!