Os três primeiros meses de 2019, já mostram que o enfrentamento ao tráfico de droga na região metropolitana é constante e diário. As ações da Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), resultaram na prisão de 80 pessoas em atividades no tráfico de drogas, e a apreensão de mais de 310 quilos de entorpecentes, além de drogas sintéticas.
Foram 50 kg de pasta base de cocaína, 260 kg de maconha e 270 comprimidos de ecstasy.
Os números tanto de prisões quanto de apreensões derivam das atividades realizadas diariamente pela equipe policial da DRE, composta por pouco mais de 30 investigadores e escrivães, coordenados por três delegados de polícia.
“Atuamos combatendo todas as modalidades de tráfico de drogas no Estado de Mato Grosso, desde grandes fornecedores, até pequenas ‘bocas de fumo’ (tráfico formiguinha). Com atuação em todas as classes sociais, desde a periferia aos bairros nobres da região metropolitana”, explicou o delegado titular, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
As prisões aumentaram mais de 53%, de 52 presos no mesmo período de 2018 subiu para 80 – sendo 75 em flagrante e 5 por mandado de prisão preventiva.
No trimestre, além dos 310 quilos de entorpecentes, foram apreendidos 6 armas de fogo, 28 veículos, sendo três oriundos de roubos/furtos, e R$ 40 mil em espécie.
A Delegacia atua também em parceria com outras instituições, dentre elas a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Sistema Penitenciário, Prefeitura de Cuiabá (Vigilância Sanitária Municipal, Semob e Secretaria de Ordem Pública), e também Delegacias da PJC como a Delegacia de Fronteira (Defron Cáceres), Delegacia do Consumidor (Decon) e Gerência de Operações Especiais (GOE).
(Com informações da Assessoria)