Sorriso se mobiliza e busca sustentabilidade

Maior produtor individual de grãos do mundo, Sorriso, a 398 km ao norte de Cuiabá, deu hoje, quarta-feira (24) os primeiros passos para se tornar referência mundial também em sustentabilidade. Representantes do setor produtivo, do governo estadual e do terceiro setor participaram da Primeira Rodada de Apoio ao Desenvolvimento da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) no município. Na prática, é a união da sociedade para implementar localmente o compromisso estadual da PCI, por meio de uma produção agropecuária e florestal inclusiva, rentável e de baixo carbono.

Após 12 meses de atividades para engajamento com os atores locais, a rodada foi realizada pela Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), em parceria com o Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso e com a Natcap Soluções Sustentáveis. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento oficializando o apoio e o esforço de todos os envolvidos na promoção do desenvolvimento sustentável de Sorriso.

Lançada durante a Conferência do Clima de Paris no final de 2015, a Estratégia PCI nasceu como uma visão de longo prazo que visa promover o desenvolvimento econômico e social pelo uso eficiente da terra. Em 2019, a PCI entrou em uma nova fase em Mato Grosso, com a criação do Instituto PCI, apontado por decreto estadual para articular ações públicas e privadas e captar recursos para fomentar programas e projetos ligados à implementação da Estratégia.

A participação e engajamento de atores locais é fundamental para que a PCI aconteça. É a partir das demandas e oportunidades de cada região que serão construídas as parcerias o desenvolvimento sustentável, com metas alinhadas às expectativas social, cultural e econômica das pessoas que vivem no município. Em Sorriso, as oportunidades estão na produção de etanol de milho, energia solar e piscicultura, entre outros, assim como qualificação profissional, recuperação de áreas de preservação permanente e regularização fundiária.

“Hoje foi dado um passo muito importante no avanço da Estratégia Estadual PCI. Empresas e produtores da agricultura familiar de Sorriso apoiam a visão de longo prazo para o desenvolvimento sustentável, que tem na qualificação profissional uma importante ferramenta de inclusão social”, pondera o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.

“Sorriso já é um modelo consolidado de produção agrícola de alta performance e reconhecida mundialmente pelos volumes originados de grãos e proteína animal. Nossa intenção é apoiar e dar os instrumentos necessários para que os diferentes setores econômicos e sociais de Sorriso possam se beneficiar da visão de longo prazo que a agenda da PCI traz na questão de uso do território e inclusão socioeconômica”, observa Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil. Com atuação distribuída em mais de 40 países, a IDH é uma organização de fomento holandesa que incentiva produtores, governos e mercados para a construção de iniciativas sustentáveis.

“Agora, com esse compromisso firmado, os próximos passos são a elaboração de um portfolio de investimentos com base em metas acordadas pelos apoiadores, a atração de recursos financeiros para o plano de restauro de áreas de preservação permanente (APPs) e o apoio aos pequenos agricultores”, explica a executiva.

Com o início da implementação do programa, serão tornados públicos tanto os indicadores socioambientais e econômicos como o andamento das metas acordadas pela sociedade. “Essa transparência é um dos pontos altos da PCI, sendo reconhecida pelas principais agências mundiais de financiamento público”, informa Fernando Sampaio, diretor do Instituto PCI.

“Temos um histórico recente de sucesso. Em parceria com a IDH e outras organizações, certificamos cerca de 75 mil hectares de soja com a certificação da Round Table Responsible Soy (RTRS), mudando a realidade de vários produtores rurais. Nosso intuito é continuar no caminho da produção sustentável”, observa a presidente do CAT, Anadir Regina Graça Paiva.

Aliar crescimento empresarial à otimização de recursos naturais é pauta na Nutribras Alimentos, empresa de suinocultura com sede em Sorriso e uma das signatárias do memorando de entendimento. “A sustentabilidade está no DNA da Nutribras. Não é possível pensar num plano de expansão sem termos a sustentabilidade como base de apoio. Estamos num local onde produzir alimentos e otimizar recursos naturais é muito fácil em relação a outras regiões, e isso precisa ser considerado”, afirma Jonas Steffanello, coordenador técnico-comercial da empresa.

Participaram da Primeira Rodada de Apoio as seguintes instituições: CAT Sorriso, União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Sindicato de Agricultura Familiar, Associação dos Produtores de Orgânicos de Sorriso (APOS), Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Celeste (Coopercel), Projeto de Assentamento Casulo, Earth Innovation, Instituto PCI e o Programa Municípios Sustentáveis. E também as empresas: Carrefour, Cofco, FS Bioenergia, Nutribras, Delicious Fish.

 

Com assessoria

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *