A rotina de um hospital reserva uma série de eventos que contribuem para o desarranjo dos processos e como é um organismo vivo, trabalha todo os dias com imprevistos. Diante desta realidade, as ações desempenhadas no hospital, necessitam de referências na qualidade e na excelência em atendimento.
Desde o início de 2019, o Complexo Hospitalar de Cuiabá, está investindo no setor de Qualidade, por entender que se trata de um setor estratégico responsável por organizar processos administrativos e assistenciais. O hospital implementa qualidade e segurança ao paciente por meio de normativas e ferramentas. A enfermeira administradora do setor de Qualidade, Glaucia Ganne, afirma que a gestão abrange diversas áreas do hospital.
“Fazer a gestão desses processos é cuidar desde as condições de assistência aos pacientes, ao copo de café que é oferecido ao usuário, até a compra de produtos de limpeza que possuem mais eficiência e segurança. O hospital que executa a gestão da qualidade de seus serviços sempre ofertará atendimentos cada vez melhores. Muitos processos já foram identificados como prioritários, mapeados e realinhados”, afirma.
Após a identificação dos processos, documentos são formados a partir de um padrão, no qual são compartilhados com a assistência e o setor administrativo, implantados com a equipe por meio de treinamentos e posteriormente são acompanhados mediante os indicadores.
“O padrão de cada documento segue as referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas em conjunto com a metodologia de elaboração do hospital. A construção é feita de forma colaborativa, com abrangência de todos os setores envolvidos em cada processo específico”, explica.
De acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável para certificar os hospitais, as unidades de saúde que possuem a cultura de gestão da qualidade criam uma relação de confiança e em decorrência disso, garantem mais segurança aos pacientes. O Complexo Hospitalar de Cuiabá é uma organização que atua sob premissas da qualidade e segurança do paciente, para melhorar a cada dia o seu atendimento.
“As melhorias promovidas pela cultura da qualidade envolvem a redução de desperdícios, aumento do nível de organização interna, ofertam maior segurança para os pacientes, visitantes e colaboradores, e com isso melhora a satisfação de todos. A gestão de qualidade dos nossos procedimentos tem a finalidade de construir a cada dia uma instituição com responsabilidade sustentável, altamente organizada e com excelência nos atendimentos”, confirma Glaucia.
Atualmente, o Complexo Hospitalar de Cuiabá conta com muitos setores que envolvem mais de 500 funcionários em formação contínua.